Peru: onde ir, o que visitar e onde se hospedar

Quando se pensa em viajar ao Peru, a primeira coisa que vem à mente é a cidade de Machu Picchu. Construída pelos incas em cima de uma montanha a 2.400 metros de altitude, a atração turística foi descoberta em 1911, pelo historiador americano Hiram Bingham.

Classificada como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, Machu Picchu é um santuário histórico com templos, terraços, monumentos, canais de irrigação – e parada obrigatória para quem visita o Peru.

Contudo, o país vai muito além de Machu Picchu: uma das civilizações mais antigas do mundo, nosso vizinho possui uma beleza natural diversificada, rica cultura e uma gastronomia deliciosa.

A seguir, confira o que o Peru tem a oferecer e por que o incluir na sua próxima viagem.

História do Peru

Foto: Igreja e Convento de Santa Clara (Iglesia ou Templo de Santa Clara), Cusco, no Peru

O Peru tem uma rica e complexa história que remonta a cerca de 20 mil anos antes de Cristo. Antes da chegada dos espanhóis no século XVI, a região era lar de várias civilizações indígenas avançadas, tais como os Incas, os Chavín, os Moche e os Nazca.

A conquista espanhola teve início em 1532, liderada por Francisco Pizarro. Os espanhóis dominaram os Incas e estabeleceram o Vice-Reino do Peru como parte do Império Espanhol.

Entretanto, em meados do século XIX, uma série de movimentos de independência ocorreu na América Latina, incluindo o Peru. O líder argentino José de San Martín e o venezuelano Simón Bolívar foram figuras centrais na luta pela independência peruana, que foi finalmente alcançada em 1821. A batalha contra os espanhóis, no entanto, durou até 1824.

Pátio do Convento de Santo Domingo nas Ruínas Incas de Qoricancha - Cusco, Peru

Durante os séculos XIX e XX, o país enfrentou instabilidade política, ditaduras militares, conflitos internos e disputas territoriais com seus vizinhos, como o Chile, no qual perdeu alguns de seus territórios.

Hoje, o Peru possui uma economia em desenvolvimento, impulsionada principalmente por seus recursos naturais, como minerais e agricultura, enquanto busca preservar sua rica herança cultural e histórica.

Peru: onde ir

O que não faltam são opções de destinos dentro do país para se visitar. Além de Machu Picchu, você pode incluir ao roteiro a capital Lima e seu Centro Histórico declarado Patrimônio da Humanidade; Huacachina, uma espécie de oásis no meio do deserto; o Vale Sagrado dos Incas e suas ruínas arqueológicas; Cusco, antiga capital do Império Inca; o Lago Titicaca e muito mais.

Veja a seguir algumas atrações para colocar na sua programação ao Peru.

Lima

Vista aérea de Lima, no Peru
Vista aérea de Lima, no Peru

Fundada em 1535, a “Cidade dos Reis” sobreviveu a invasões, guerras e rebeliões, e hoje oferece uma rica história para contar, além de oferecer com uma gastronomia de renome mundial.

Uma vez em Lima, conheça o bairro Miraflores, onde está localizada a Huaca Pucllana, um impressionante sítio arqueológico pré-incaico de mais de 1.500 anos a céu aberto.

Huaca Pucllana, em Lima.
Foto: @sebastianbergne/Instagram

Também em Miraflores, aproveite para conhecer o Parque Kennedy, habitado por vários gatinhos, e o Parque del Amor, cuja estrutura foi inspirada no parque Güell, em Barcelona, e possui uma grande estátua do beijo, feita pelo artista peruano Victor Delfín.

Outra sugestão é alugar uma bicicleta e pedalar pelo malecón de Miraflores, um calçadão à beira mar, com vista para Oceano Pacífico.

Parque del Amor, em Lima
Foto: @arte.guana/Instagram
O Parque do Amor, em Lima.
Foto: @the.one.timein/Instagram

De lá, vá para Barrancos, um bairro boêmio de Lima, e que conta com ruas coloridas e murais de arte. Aproveite para conhecer as galerias de arte, os restaurantes e a Ponte dos Suspiros, construída em 1876, e local famoso por casais apaixonados.

O Centro de Lima, classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, dá um show à parte com suas lindas construções que datam do período colonial.

Na Plaza de Armas, conheça o Palácio do Governo, onde acontece a troca da guarda ao meio-dia, a Catedral de Lima, o Palácio da Prefeitura e o Palácio Arcebispal de Lima. Este último ainda oferece um tour guiado para os visitantes. Também no Centro Histórico, aproveite para ver o Convento de Santo Domingo, onde se encontram obras de arte e uma biblioteca histórica.

Plaza de Armas, em Lima
Plaza de Armas, em Lima

Para quem gosta de visitar museus, a recomendação mais óbvia é o Museu Rafael Larco Herrera, um dos mais importantes da América do Sul, e que reconta a história do Peru. Além dele, não deixe de conferir o Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru e o Museu de Arte de Lima.

O Parque da Reserva, onde se encontra o Circuito Mágico da Água: 13 fontes de água “dançam” em um espetáculo de música, cores, luz e projeções. É um ótimo passeio para toda a família.

O que comer em Lima

Ceviche, prato típico peruano.
Ceviche, prato típico peruano

E uma vez em Lima, não deixe de apreciar a gastronomia peruana. A cidade oferece diversas opções deliciosas, que devem ser saboreadas. Além do já conhecido ceviche (peixe cru marinado no suco de limão), vale experimentar:

  • Lomo saltado: carne bovina com cebola, tomate e pimentões;
  • Ají de gallina: frango desfiado em um molho cremoso de pimentão amarelo, nozes, queijo fresco, leite e pão;
  • Rocoto relleno: pimenta rocoto recheada com uma mistura de carne moída, cebola, alho, nozes e queijo;
Arroz chaufa. Culinária peruana. Estilo chifa.
Arroz chaufa ao estilo chifa
  • Papa a la Huancaina: batatas cozidas cobertas com um molho cremoso de queijo fresco, pimenta amarela, leite e biscoitos;
  • Chifa: uma fusão entre a culinária peruana e chinesa.

Todas essas atrações vêm para atestar que Lima é mais do que apenas uma parada para quem vai a Machu Picchu e Cusco. Reserve alguns dias no seu itinerário e explore a alegre capital Peruana.

Onde se hospedar em Lima

É possível encontrar hospedagens em Lima com um bom custo-benefício em diversos bairros da capital. A sugestão, contudo, vai para os bairros de Miraflores e San Isidro.

Em Miraflores, você estará perto dos principais pontos turísticos, além de estar próximo de diversas lojas, restaurantes, bares, cafés e do Larcomar Shopping, um centro de compras a céu aberto e com vista para o mar. Neste bairro, existem hospedagens para todo tipo de passageiro.

Lima, no Peru.

San Isidro é o bairro nobre em Lima, além de distrito financeiro, então espere hospedagens de luxo. Ideal para quem está na cidade a negócios, mas também é recomendado para quem busca ambientes com mais sofisticação.

Barranco, como dito anteriormente, é um bairro boêmio e artístico. Também perto do mar, você encontra hotéis boutique e fica perto de atividades culturais, além de bares e uma vida noturna mais agitada.

Por fim, o Centro Histórico oferece hospedarias próximas ao passado e à tradição de Lima. Há diversas atrações históricas e culturais. Algumas das hospedagens mais baratas estão nesta região.

Cusco e Valle Sagrado dos Incas

Cusco, no Peru.
Cusco, no Peru

Cenário de “A Nova Onda do Imperador”, da Disney, esta cidade histórica precisa estar no seu roteiro. A partir de Cusco, você também pode fazer passeios em cidades próximas, como o Valle Sagrado dos Incas.

Cusco, cidade que já foi capital do Império Inca, foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Ela está localizada a aproximadamente 3.400 metros acima do nível do mar, o que pode causar mal-estar (o “soroche”), aos visitantes. Por isso, lembre-se da altitude e tire um dia ou mais para se acostumar e descansar.

Uma vez em Cusco, conheça a Plaza de Armas, no coração da cidade, de onde estará a poucos metros da Catedral de Cusco, a Iglesia de La Compañia de Jesus, Estátua de Pachacutec e de edifícios coloniais. Aproveite a oportunidade e visite o Qoricancha, o Templo do Sol, um templo sagrado para os incas.

Catedral de Cusco.
Catedral de Cusco

Visite as ruínas incas de Sacsayhuamán, uma fortaleza com enormes pedras, localizada nas colinas acima de Cusco; Q’enqo, local onde eram realizadas atividades religiosas; Puka Pukara, uma fortaleza militar; e Tambomachay, um sítio arqueológico famoso por suas fontes de água e que sugere ter sido um local para banhos e descanso.

Também, na cidade, há os museus de Arte Pré-Colombiana e Inca, os quais exibem artefatos e recontam a história dos incas e de culturas pré-colombianas. Aproveite e vá ao colorido Mercado de San Pedro para experimentar a comida local e comprar artesanato.

Ruínas Incas de Tambomachay
Ruínas incas de Tambomachay

Se você busca hospedagem, a recomendação é a região do Centro Histórico, na Plaza de Armas e San Blas, onde você ficará perto de diversas atrações na região central. Há vários tipos de hospedarias, desde albergues a hotéis. Não deixe de pesquisar!

É interessante destacar também que, a partir de Cusco, você pode conhecer muito mais daquela região. No Valle Sagrado dos Incas, por exemplo, você pode conhecer Pisac, Ollantaytambo e Chinchero, outros sítios arqueológicos impressionantes.

Ruínas incas de Saqsaywaman.
Ruínas incas de Saqsaywaman

De Cusco, você também pode ir para outro destino, em um bate e volta, muito conhecido no mundo todo: Machu Picchu!

Machu Picchu

Não dá para falar de Peru sem falar de Machu Picchu, certo?

As ruínas históricas de Machu Picchu.
As ruínas históricas de Machu Picchu

Para acessar este museu a céu aberto, você pode fazer uma viagem de trem de Cusco ou de Ollantaytambo, no Valle Sagrado dos Incas, até estação de Águas Calientes (também conhecida como Machu Picchu Pueblo), cidade onde Machu Picchu está localizada. De lá, um ônibus leva os viajantes até a entrada do parque.

Outra opção de acesso a Machu Picchu é fazendo uma trilha – opção para quem gostar de aventuras.

Importante: é preciso comprar o ingresso com antecedência, pois ele não é vendido na hora. Por isso, planeje-se e garanta a entrada no site oficial ou em pacotes com agências, como a VMZ Viagens. Existem regras e circuitos para visitação, então, é recomendado que você pesquise antes para escolher o que melhor lhe atende, respeitando as determinações do local.

Ruínas de Machu Picchu

Em Machu Picchu, que significa “velha montanha” em quéchua, você vai caminhar pelas ruínas deste que era um local sagrado para os incas. Pelo passeio, confira a arquitetura impressionante das construções, as quais combinam templos, palácios, terraços agrícolas e sistemas de aquedutos, tudo construído com precisão sem igual.

Visite pontos famosos, como o Templo do Sol, a pedra Intihuatana, o Templo do Condor, o Templo das Três Janelas e a Pedra Sagrada.

Vista aérea de Machu Picchu.
Vista aérea de Machu Picchu.

E uma vez em Machu Picchu, visite o Museu Manuel Chávez Ballón, onde estão expostos vários artefatos encontrados nas escavações deste incrível santuário arqueológico. O Mercado de Artesanato e a Praça de Machu Picchu Pueblo também estão entre os pontos a serem conhecidos.

Quanto à hospedagem, é possível fazer o bate e volta de Cusco, mencionado anteriormente, mas tenha em mente que pode ser um passeio cansativo para algumas pessoas. Caso prefira, há algumas opções de hospedagem em Águas Calientes, ou Machu Picchu Pueblo.

Outros passeios no Peru

O Peru oferece outras atrações, tais quais:

  • Salineras de Maras: perto da cidade de Maras, estão as salinas (ou salineras), que compreendem incríveis bancos de sal, da época pré-incaica. Estão a 3.380 metros de altitude longo do declive de uma montanha. É possível chegar lá a partir de Cusco.
As Salineras de Maras
As Salineras de Maras
  • Lagoa Humantay: localizada na região de Cusco, possui águas verdes belíssimas e está a mais de 4 mil metros acima do nível do mar.
  • Montanha das 7 Cores: também conhecida como Vinicunca ou Montanha do Arco-Íris. Outro passeio na região de Cusco, a montanha é famosa por suas faixas coloridas naturais que se estendem ao longo de suas encostas, exibindo uma variedade impressionante de cores, incluindo vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo.
Montanha das 7 Cores, no Peru.
Montanha das 7 Cores
  • Huacachina: próxima de Lima, ela conta com um grande lago e palmeiras, tornando-se uma espécie de oásis no meio do deserto. No local, você pode passear de buggy e praticar sandboard, além de passear de barco pela lagoa.
  • Paracas: neste lindo destino turístico peruano, você pode conhecer as lhas Ballestas, na Reserva Nacional de Paracas, em um passeio de barco, onde também vai encontrar pinguins e leões marinhos.
  • Ilha Palomino: na costa de Callao, cidade da região metropolitana de Lima, você encontra pinguins-de-humboldt e leões marinhos.
  • Linhas de Nazca: conjunto de geóglifos gigantes e misteriosos localizados no deserto de Nazca, cerca de 400 km ao sul de Lima. As figuras foram desenhadas no solo do deserto e consistem em linhas retas, figuras geométricas e representações de animais, plantas e seres humanos.

Documentos

Brasileiros podem viajar com RG ou passaporte. A vacina contra a febre amarela não é mais exigida pelo governo peruano para entrada no país, mas é recomendada pelas autoridades brasileiras.

O seguro viagem também não é obrigatório, mas assim como em qualquer viagem, ele é altamente recomendado.

Viagem ao Peru

Ficou curioso para ver tudo o que nosso país vizinho tem a oferecer? Converse com os atendentes da VMZ Viagens e faça uma cotação. Descubra o Peru e todas as suas belezas!

Quero solicitar um orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima