Como a Disneyland Resort na Califórnia começou

Em 17 de julho de 1955, nasceu na Califórnia “o lugar mais feliz do mundo”: a Disneyland. Criado pela imaginação de Walt Disney, o parque foi um marco na história dos parques temáticos e rapidamente se tornou um enorme sucesso de público. Hoje, é um dos mais importantes do mundo, recebendo cerca de 17 milhões de visitantes anualmente.

“A todos que vêm a este lugar feliz: sejam bem-vindos! A Disneyland é o seu lugar. Aqui, a idade revive as doces memórias do passado e a juventude pode saborear os desafios e as promessas do futuro. A Disneyland é dedicada aos ideais, aos sonhos e às duras realidades que criaram a América – com a esperança de que será uma fonte de alegria e inspiração para todo o mundo” .
Discurso de Walt Disney no dia da inauguração

Mas como essa história teve início? Em comemoração ao aniversário da Disneyland, o blog da VMZ Viagens vai levar você em uma viagem no tempo, até o momento em que tudo começou.

Disneyland Califórnia – um sonho realizado

Walt Disney, em 1954, com o mapa do Disneyland Resort

Walt Disney era um homem de muitos sonhos. Após o sucesso de “A Branca de Neve”, seu primeiro filme de animação, ele quis criar um lugar onde pais e filhos pudessem se divertir juntos.

A ideia surgiu de suas experiências em parques de diversão com suas filhas. Naquela época (décadas de 30 e 40), era comum as crianças brincarem enquanto os pais esperavam do lado de fora.

Com US$ 17 milhões para desenvolver o projeto, a construção do parque começou em 1954, em um terreno de 160 acres de laranjais em Anaheim, uma cidade próxima a Los Angeles.

Para garantir a execução do projeto, Walt Disney fez parceria com a rede de televisão ABC, que ajudou a financiar a Disneyland em troca de conteúdo exclusivo para seus programas. O acordo permitiu que Walt promovesse o parque na TV.

É interessante notar que Walt Disney supervisionou pessoalmente a construção do parque, o único projetado e construído sob sua direção. Ele era frequentemente encontrado nas primeiras horas da manhã, chegando até a ter um quarto acima do Corpo de Bombeiros, onde descansava para acompanhar o progresso das obras.

Atualmente, o quarto de Walt Disney pode ser visto pela Main Street, onde uma luz permanece acesa, simbolizando sua presença contínua, mesmo após sua morte em 1966.

Curiosidade: O castelo da Disneyland Park é o da Bela Adormecida, cujo filme só seria lançado em 1959, quatro anos após a inauguração do parque. A escolha foi feita para ajudar a divulgar não apenas o parque, mas também a animação, que já estava em desenvolvimento.

Além disso, o castelo da Bela Adormecida é o menor em comparação aos outros castelos da Disney ao redor do mundo. A razão para isso foi a preocupação de Walt Disney em criar uma obra que fosse menos intimidadora e mais acolhedora para os visitantes do parque.

Inauguração

No dia 17 de julho de 1955, a Disneyland abriu suas portas para a imprensa e convidados em um evento televisionado – onde muitas coisas deram errado.

Onze mil pessoas foram convidadas para a inauguração e milhares de outras apareceram com ingressos falsos. Além da superlotação, as altas temperaturas do verão da Califórnia fizeram o asfalto derreter, houve falta de água e comida (devido ao grande número de pessoas) e um vazamento de gás que fechou a Disneyland por algumas horas. Tudo isso levou a data a ser chamada pela empresa de “Domingo Negro”.

No entanto, Walt Disney persistiu: ele trabalhou para corrigir os problemas e reabriu o parque. O resultado foi imediato: nas primeiras 10 semanas, mais de 1 milhão de visitantes passaram pelas portas. A partir da década de 60, mais de 5 milhões de pessoas visitavam o parque anualmente. A ideia de Walt havia se concretizado.

O público foi conquistado pela magia e criatividade do parque, dividido em cinco áreas distintas: Frontierland, Tomorrowland, Adventureland, Fantasyland e Main Street, U.S.A.

Todas expandiam o universo das animações cinematográficas e proporcionavam uma experiência imersiva e divertida para toda a família.

Evolução e Expansão

Pixar Pier, no Disney California Adventure® Park
Pixar Pier, no Disney California Adventure® Park

Ao longo dos anos, a Disneyland passou por diversas expansões e adições. Novas atrações foram introduzidas, como a famosa Matterhorn Bobsleds em 1959, a primeira montanha-russa tubular do mundo. Em 1966, a New Orleans Square foi inaugurada, trazendo a icônica atração Piratas do Caribe. A Haunted Mansion seguiu em 1969, encantando e assustando visitantes.

Em 2001, foi inaugurado o Disney California Adventure Park, oferecendo uma experiência única que celebra a diversidade do estado da Califórnia, além de mergulhar os visitantes nos filmes da Pixar e na era de ouro de Hollywood.

Sem dúvidas, a Disneyland é onde os sonhos se tornam realidade e a imaginação não conhece limites. É um testemunho do espírito inovador de Walt Disney e uma visita que vale a pena para todos, como fez uma de nossos clientes, Denise Hernandez, que conta a sua experiência aqui.

Conheça a Disneyland Resort

Ficou com vontade de visitar a Disneyland? Compre seus ingressos com a VMZ Viagens. Além de ótimos preços, oferecemos suporte 24h no destino para que você viaje com tranquilidade e segurança.

Clique no link abaixo para fazer sua cotação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima