Reino Unido vai exigir autorização de viagem para brasileiros em 2025; conheça o ETA

A partir de 2025, turistas brasileiros que desejarem visitar o Reino Unido precisarão solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorisation, ETA, na sigla em inglês), um documento digital que permitirá a ida ao país.

Atualmente, essa é uma exigência apenas para viajantes de países como Bahrein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. No próximo ano, a determinação vai incluir novos países – entre eles, o Brasil.

O objetivo da medida, segundo o governo britânico, é aumentar o controle sobre as fronteiras, identificar possíveis ameaças à segurança nacional antes que elas cheguem ao país e combater a imigração ilegal.

Como solicitar o ETA?

Para solicitar o ETA do Reino Unido será necessário passaporte válido, e-mail e um cartão de crédito internacional
Para solicitar o ETA será necessário passaporte válido, e-mail e um cartão de crédito internacional

A maneira mais fácil e recomendada para obter o ETA é fazendo o download de um aplicativo, mas também é possível solicitá-lo pelo site do governo britânico.

O processo é 100% digital e custará 10 libras esterlinas (cerca de R$ 70). Não é necessário ir a consulados ou embaixadas e agendar entrevistas.

Para solicitar o ETA, os brasileiros precisarão de:

  • passaporte biométrico válido;
  • foto de passaporte recente;
  • endereço de e-mail válido;
  • um método de pagamento em funcionamento, como cartão de crédito ou débito, Apple Pay ou Google Pay.

Com esses itens em mãos, basta tirar uma foto do passaporte, fazer o upload da imagem em formato .jpeg, preencher as informações pessoais, responder ao questionário de imigração e realizar o pagamento.

A autorização da viagem para o Reino Unido será emitida em até 3 dias úteis. Por isso, recomenda-se que a compra das passagens e reservas de hospedagens sejam feitas após a liberação do documento. A confirmação será enviada no e-mail e o ETA será vinculado eletronicamente ao passaporte do titular.

Em caso de recusa, é permitida uma nova solicitação, desde que o motivo da negativa seja resolvido.

Como funcionará o ETA?

O ETA vai permitir múltiplas viagens ao Reino Unido dentro de um período de 2 anos
O ETA vai permitir múltiplas viagens ao Reino Unido dentro de um período de 2 anos

O ETA terá validade de 2 anos e estará vinculado ao passaporte informado no momento da solicitação. Portanto, toda e qualquer pessoa – incluindo bebês e crianças – deve ter o seu próprio ETA, mesmo que esteja apenas em trânsito pelo Reino Unido.

Durante esse período, será possível realizar diversas viagens ao Reino Unido, seja a turismo, visitas a familiares e amigos, estudos de curta duração ou trabalho, desde que a estadia não ultrapasse 6 meses. Caso o passaporte expire, será necessário fazer uma nova solicitação.

Vale destacar que o ETA não é um visto, mas uma permissão antecipada de viagem ao país. E, assim como um visto, ele não garante a entrada no Reino Unido, já que os viajantes ainda precisam passar pelo controle de fronteira.

Os turistas brasileiros poderão solicitar o ETA a partir de 27 de novembro deste ano. A obrigatoriedade do documento entra em vigor em 8 de janeiro de 2025.

Conheça o Reino Unido

Um dos destinos mais populares da Europa, o Reino Unido é um dos países mais interessantes para se conhecer. Passeie pelos pontos turísticos da Inglaterra, visite os castelos da Escócia ou beba uma cerveja em um autêntico pub irlandês nessa viagem cheia de história e cultura.

Clique no link e saiba como programar as férias no Reino Unido e tenha assistência 24h no destino, além de atendimento personalizado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima