Este ano pode não ter trazido um fim imediado à pandemia do coronavírus, mas as vacinas deram motivos para otimismo quando se trata de viagens!
À medida que as taxas de vacinação da COVID-19 aumentam constantemente em todo o mundo, um número crescente de países está recebendo viajantes internacionais completamente vacinados. E muitas pessoas estão aproveitando esse momento, olhando para o futuro e planejando suas próximas férias!
Você está planejando viajar para o exterior e precisa comprovar o esquema de vacinação?
Fique sabendo que o Ministério da Saúde criou o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 para facilitar a vida dos viajantes, disponível por meio do Conecte SUS – um aplicativo onde o cidadão brasileiro pode visualizar seu histórico clínico no Sistema Único de Saúde (SUS).
Continue acompanhando o post para saber como emitir!
Obs: Antes de viajar, certifique-se de verificar as informações detalhadas e os avisos específicos do país e os destinos para os quais você está indo.
Certificado Nacional de Vacinação COVID-19
O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID-19.
Os registros de vacinação são inseridos nos sistemas de informação ligados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Esses dados são disponibilizados em até 10 dias úteis após a data de vacinação no Conecte SUS, na Carteira de Vacinação Digital.
Após a conclusão do ciclo vacinal, o cidadão poderá emitir o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19. Veja o passo a passo a seguir!
Como emitir o certificado?
Siga esse passo a passo:
1 – Baixe o aplicativo
Para baixar, acesse a store do seu smartphone (Android ou iPhone) e procure pelo app “Conecte SUS’’.
2 – Login Gov.br
Após a instalação, faça o login no app por meio da sua conta do Governo Federal, o acesso único gov.br
3 – Conecte SUS Cidadão
Com o app logado, acesse a Carteira de Vacinação Digital através do ícone “Vacinas”.
4 – Carteira de Vacinação Digital
A carteira irá apresentar os dados resumidos sobre o cidadão e a vacina (lote, fabricante, data e local). Depois de verificar as informações, basta clicar em “Certificado de Vacinação” para emitir o certificado – vale lembrar que essa opção só irá aparecer após concluir o processo vacinal.
Automaticamente, o sistema irá emitir um QR Code, que poderá ser salvo ou impresso em arquivo PDF, em até três idiomas distintos (Português, Inglês e Espanhol).
E para mais informações sobre os protocolos da arena, acesse o site.
Continue sempre no nosso blog, pois compartilhamos diversos conteúdos sobre destinos e coisas para fazer em uma viagem inesquecível.