Planejando uma viagem é comum se perguntar: será que alugo ou não um carro?
Uma viagem é composta de vários serviços e muitas vezes não sabemos o que devemos incluir em nosso planejamento.
Um desses serviços é a locação de carro. Como saber se vale ou não a pena locar?
Existem alguns pontos que devem ser analisados antes de tomar a decisão. Elencamos três aspectos a serem considerados:
Destino
O destino da viagem dita todos os serviços que devemos incluir em nosso roteiro. Por isso, estude a região e verifique o que será ou não necessário.
Cidades compactas facilitam a locomoção a pé. Cidades muito movimentadas tendem a ter um tráfego carregado, sendo o transporte público uma boa opção. Porém, existem cidades que sem um carro, a locomoção é demorada e difícil. Com um carro alugado, você ganha maior autonomia e conforto.
Propósito da viagem
O motivo da viagem pode levar-nos a ter atitudes diferentes em um mesmo destino. Viagens a trabalho tendem a ter uma programação mais rígida, com horários a serem cumpridos. Muitas vezes, uma locação de carro, traz maior agilidade e segurança para o cumprimento das tarefas profissionais.
Para viagens a lazer, quando queremos visitar atrativos distantes ou com difícil acesso, o carro também seria uma opção positiva, pois facilita a locomoção e garante maior independência. Porém, quando queremos descansar e aproveitar os mimos de um resort, por exemplo, locar um carro não seria uma opção viável, visto que a tendência é que fique parado no estacionamento.
Perfil do Viajante
Turistas mais aventureiros ou que buscam ter experiências locais procuram vivenciar a viagem como um nativo, andando pelas ruas e usando o sistema de transporte público. Porém, dificilmente veremos um turista mais conservador e tradicional andar de ônibus. A tendência é optar pelo conforto e segurança de um carro alugado.
A locação de carro oferece inúmeras vantagens, como oportunidade de passar por paisagens incríveis, independência de horários, flexibilidade nos roteiros e espaço suficiente para compras e bagagem. Porém, sempre avalie e considere as opções.
E aí, você gosta ou não de locar carro em suas viagens? Compartilhe conosco!