Berço da civilização mundial, o Egito é um verdadeiro museu a céu aberto. Lar de algumas das maravilhas do mundo antigo, visitar o país é um convite para um mergulho na história da humanidade.
Cortado pelo rio Nilo, o Egito oferece diversas atrações turísticas, que incluem, claro, as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, além da icônica Esfinge.
O país, contudo, também possui uma rica variedade de templos e monumentos ao sul, em Luxor, cidade que já foi a capital do império egípcio. Ao norte, Alexandria, conhecida por sua famosa biblioteca, já foi lar de uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, o Farol de Alexandria.
Para quem quer conhecer um Egito diferente, é possível fazer um cruzeiro pelo Nilo, mergulhar nas águas cristalinas da Ilha Giftun, em Hurghada, ou fazer um passeio de balão sobre o passado vivo do país.
Seja você um turista em busca de cultura e história ou disposto a explorar um destino diferente, o Egito tem muito a oferecer. Com certeza, essa terra que abriga mais de 100 milhões de pessoas vai surpreender você.
A seguir, confira quatro destinos que vão convencer você a viajar agora para o Egito.
Cairo
Como a capital do Egito, o Cairo é a maior cidade do país e abriga a maioria dos monumentos e artefatos históricos que atraem milhões de turistas todos os anos. A cidade mistura o moderno e o antigo (com uma pitada de trânsito caótico), tornando-se um lugar único no mundo.
- Necrópole de Gizé: Patrimônio da Humanidade e uma das Sete Maravilhas do Mundo, essa região abriga as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, construídas para abrigar os túmulos dos faraós. Também está ali a Grande Esfinge, com corpo de leão e cabeça humana.
- Mercado Khan El Khalili: um local ideal para comprar presentes e lembrancinhas e se aprofundar na cultura egípcia. Lá, você encontrará de tudo: papiros, chilabas (roupas típicas do país), perfumes e muito mais. Não esqueça de barganhar para conseguir preços melhores.
- Museu Egípcio do Cairo: com mais de cinco mil anos de história divididos em dois andares, este museu foi inaugurado há mais de um século e possui uma coleção de mais de 120 mil artefatos que recontam o rico passado do Egito. Atualmente, o Grande Museu Egípcio foi parcialmente inaugurado perto das pirâmides de Gizé para complementar o Museu Egípcio do Cairo.
Alexandria
Segunda maior cidade do Egito, Alexandria fica ao norte, banhada pelo mar Mediterrâneo. Fundada por Alexandre, o Grande, já foi uma das cidades mais importantes do mundo na Antiguidade. Foi lá onde se ergueu o Farol de Alexandria, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, que hoje deu lugar à Cidadela de Qaitbay. Sem dúvidas, esse é um passeio histórico e encantador.
- Bibliotheca Alexandrina: a famosa biblioteca, destruída por um incêndio em 48 a.C., foi reconstruída em 2002. O prédio possui 11 andares e pode abrigar entre 4 e 8 milhões de livros. Inclui um salão principal, bibliotecas, planetário, museus e salas de conferência.
- Cidadela de Qaitbay: construída no século XV sobre as ruínas do lendário Farol de Alexandria, a Cidadela de Qaitbay é uma fortaleza erguida para proteger a cidade contra o avanço do Império Otomano. Atualmente, abriga um museu naval que exibe a rica história marítima da região. A península onde a cidadela se encontra oferece opções de restaurantes e uma vista incrível do Mar Mediterrâneo.
- Mesquita de Abu el-Abbas al-Mursi: construída em 1775 sobre o mausoléu do santo sufista Abu al-Abbas al-Mursi, é uma das mesquitas mais bonitas do Egito, com arquitetura que combina elementos islâmicos e andaluzes.
Assuã
No sul do Egito, Assuã fica às margens do Rio Nilo e é o ponto de partida para explorar o magnífico Templo de Filae e o impressionante Obelisco Inacabado. A cidade possui charmosos mercados coloridos, ilhas tranquilas e uma vibrante cultura núbia, perfeita para quem deseja conhecer mais sobre a história do Egito e ver cenários naturais extraordinários.
- Templo de Filae: este complexo de templos, dedicado à deusa Isis, fica na ilha de Agilika e só pode ser acessado por barco. Ao entardecer, luzes dão vida às ruínas em um espetáculo visual deslumbrante.
- Abu Simbel: ao sul de Assuã, às margens do Lago Nasser, o faraó Ramsés II construiu um dos mais impressionantes complexos de templos do Egito. Abu Simbel chama a atenção pelas quatro estátuas em uma de suas entradas, com quase 20 metros de altura cada uma.
- Aldeia Núbia: uma comunidade que oferece uma experiência única. Uma das mais antigas civilizações da África, os núbios preservam suas tradições e costumes, recebendo os visitantes com casas coloridas, comida típica, artesanato e uma hospitalidade calorosa.
Luxor
Uma das cidades mais fascinantes do Egito, Luxor é repleta de grandiosos monumentos ao ar livre, sendo a própria definição de “museu a céu aberto”. Ela abriga alguns dos mais impressionantes tesouros arqueológicos e deve ser uma parada obrigatória para quem viaja ao país.
- Templo de Luxor: situado em frente ao rio Nilo, possui uma arquitetura impressionante e muito bem preservada. A estrutura conta com influências que abrangem diversas eras da história do país, tornando o Templo um incrível elo entre o presente e o legado da civilização egípcia antiga.
- Vale dos Reis: Este cemitério dos faraós egípcios abriga os locais de repouso de figuras históricas famosas, como Ramsés II, Amenhotep III e o faraó Tutancâmon. Cada sepultura possui um estilo único e revela detalhes sobre a cultura egípcia antiga.
- Templo de Karnak: um dos maiores complexos religiosos do Egito, no Templo de Karnak se encontra o Grande Templo de Amon. A entrada, marcada pela Avenida das Esfinges, composta por esfinges com corpo de leão e cabeça humana, impressiona a todos que visitam o local.
Documentação necessária
Ficou empolgado para conhecer o Egito e mergulhar na sua história? Saiba que alguns documentos são fundamentais para a viagem:
- Passaporte;
- Visto;
- Certificado de vacinação contra a febre amarela;
- Seguro viagem.
O passaporte é essencial para viagens internacionais (exceto entre os países do Mercosul, onde você pode viajar apenas com o RG) e deve ter validade mínima de 6 meses. Para o Egito, é necessário solicitar um visto para entrar no país. Você pode entrar em contato com o consulado no Brasil ou solicitar o visto na chegada, onde encontrará um balcão que emite o visto na hora.
Estar vacinado contra a febre amarela é obrigatório para viajar ao Egito e, embora não seja obrigatório, o seguro viagem é altamente recomendado em qualquer viagem.
Grupo DDMO no Egito
Viajar em grupo é uma das melhores maneiras de conhecer o Egito, pois tudo será cuidado para você – uma conveniência especialmente importante em um país com uma cultura e costumes bem diferentes dos que você já conhece.
O Grupo DDMO está com vagas abertas para essa viagem mágica entre os dias 13 e 27 de maio. Além da presença do casal DDMO, o grupo inclui guia VMZ desde o Brasil, visto, seguro viagem e assistência nos aeroportos.
Conheça todo o roteiro e a programação clicando no botão abaixo. Não perca esta oportunidade e faça suas malas!