Não muito longe do Brasil, na América Central, está a Costa Rica, conhecida como a “Suíça Latina” e o país mais feliz do mundo, segundo o ranking Happy Planet. No entanto, este pequeno país não é notável apenas pela sua estabilidade política e pelo clima alegre.
A Costa Rica é também um excelente destino para quem gosta de se conectar com a natureza.
Lar de 5% da biodiversidade do planeta, 25% do território é composto por áreas de preservação, que incluem parques nacionais, reservas biológicas e florestas protegidas. Essas áreas oferecem inúmeras oportunidades para caminhadas, observação de aves e aventuras ao ar livre.
Para os amantes do ecoturismo, a Costa Rica é um destino perfeito e oferece um cenário de vulcões, montanhas, mares de águas cristalinas e uma hospitalidade ímpar.
Isso significa que não faltam atividades no país da “pura vida”, uma expressão muito utilizada pelos costarriquenhos – os “ticos” – e que reflete a experiência de visitar o país.
Confira algumas sugestões.
O que fazer na Costa Rica?

San José: Em San José, a capital do país, a história e cultura estão por toda parte. Localizada no Vale Central, a cidade é cercada por montanhas e vulcões e abriga museus importantes como o Museu de Jade, que possui a maior coleção de jade pré-colombiano do mundo, com aproximadamente 7 mil objetos.
Além disso, não deixe de visitar o Teatro Nacional e o Mercado Central, este último um passeio imperdível para conhecer a culinária local.
Vulcões ativos: A Costa Rica possui cinco vulcões ativos monitorados por especialistas. Perto de San José, encontra-se o vulcão ativo Poás, que possui mais de 600 mil anos e está protegido em um Parque Nacional. O vulcão é acessível seguindo as regras de visitação.

Além do Poás, o Arenal é outro famoso vulcão com trilhas espetaculares que permitem a observação de flora e fauna, além de restos de lava. Aos pés do vulcão, é possível praticar esportes náuticos no Lago Arenal, como windsurf e caiaque.
Outro muito conhecido fica no Parque Nacional Vulcão Irazú e é o mais alto do país, com a facilidade de que pode ser visitado de carro. As crateras do Irazú impressionam, especialmente a Diego de la Haya, com seu lago esmeralda.

Monteverde: Explore a Reserva Biológica de Monteverde, com suas pontes suspensas e tirolesas. A uma altitude de 1.600 metros acima do nível do mar, a floresta nublada oferece uma biodiversidade rica e experiências únicas.

Praias do Pacífico: As praias na costa do Oceano Pacífico são populares entre os turistas e ideais para surfe. Em Tamarindo, distrito de Guanacaste, há quilômetros de praia, uma vida noturna agitada e uma variedade de restaurantes e lojas. Outra recomendação é a Playa Conchal, uma praia calma com areia composta por pequenos fragmentos de conchas, ideal para snorkeling.

Parque Nacional Manuel Antonio: Um dos destinos mais famosos da Costa Rica, o parque oferece paisagens diversas, incluindo praias paradisíacas.

Costa Caribenha: Em Tortuguero, explore os canais do Parque Nacional Tortuguero de barco e observe a desova das tartarugas marinhas.

Onde se hospedar?
A Costa Rica oferece uma ampla variedade de hospedagens para todos os bolsos. Cada região possui seus atrativos e deve ser avaliada de acordo com o tipo de experiência desejada.
San José: Ideal para quem deseja conhecer a cultura e história do país, dada a proximidade com os museus costarriquenhos. De lá, é possível alugar um carro e explorar outras atrações, como o Vulcão Poás.
Guanacaste: Lar das praias de Tamarindo e Conchal, entre outras, essa região é perfeita para quem quer relaxar à beira-mar.
Monteverde: Região montanhosa, conhecida como santuários de vida selvagem dos trópicos.
Arenal: Conta com diversos parques nacionais com vulcões e é uma ótima escolha para quem prefere aventuras ao ar livre.
Manuel Antonio: Na costa do Pacífico, é famoso por suas praias e trilhas.
Tortuguero: Região com canais criados por rios e lagoas, bem como a floresta circundante que deságua no Atlântico.
Quando visitar a Costa Rica?

Dezembro a abril: Considerado o melhor período para visitar a Costa Rica, especialmente para atividades ao ar livre e turismo de praia. Conhecida como estação seca, essa época é a melhor para atividades ao ar livre, mas também a mais movimentada em termos de turistas.
Na costa do Pacífico, as temperaturas variam de 24° a 35°, enquanto na costa caribenha, as temperaturas vão de 23°C e 30°C.
Maio a novembro: Esta é a estação chuvosa. Apesar das chuvas, a paisagem fica mais verde e os preços das acomodações caem. É também a época para observar tartarugas marinhas e baleias.
Na costa do Pacífico, as temperaturas variam de 24° a 32°, enquanto na costa caribenha, as temperaturas vão de 23°C e 29°C.
É preciso de visto para entrar no país?
A Costa Rica não exige visto para brasileiros. É necessário apenas o passaporte com validade de pelo menos seis meses a partir da data de entrada no país e um comprovante de vacinação contra a febre amarela.
Um seguro viagem não é obrigatório, mas é altamente recomendado.
Voos diretos
A partir de novembro, a GOL operará voos diretos de São Paulo a San José, capital da Costa Rica. Serão três saídas por semana, às terças, quintas e sábados, partindo do aeroporto de Guarulhos às 13h55 e com chegada prevista para 18h25. O retorno também será realizado nos mesmos dias, com decolagem às 20h40 em San José e pouso no Brasil às 7h10 do dia seguinte.
Planeje sua viagem
A Costa Rica, um paraíso de belezas naturais, encanta qualquer um. A VMZ Viagens pode levar você para curtir as férias neste tesouro de natureza estonteante na América Central.
Além de ótimos preços, você viaja com conforto, tranquilidade e assistência 24h. Saiba mais clicando no botão abaixo: