Dia Mundial da Bicicleta: quais as melhores cidades no mundo para se pedalar

Hoje, 3 de junho, é comemorado o Dia Mundial da Bicicleta, uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018, a fim de promover um meio de transporte simples, acessível, não-poluente e contribui para a saúde do ser humano e para a mobilidade urbana.

Para comemorar a data, selecionamos seis cidades pelo mundo ótimas para pedalar, utilizando como base a lista do Global Bicycle Index, da empresa de seguro Get Safe.

Confira abaixo:

Amsterdã – Holanda

Amsterdã, a capital das bicicletas.

Na Europa, a Holanda é um dos países onde mais se utiliza a bike como meio de transporte. Para se ter uma ideia, segundo estatísticas, 84% da população utiliza a “magrela” como veículo para locomoção.

Em Amsterdã, há 400 quilômetros de ciclofaixas – um convite para explorar a cidade em cima de duas rodas. É possível alugar uma bicicleta em qualquer parte da capital holandesa, inclusive, participar de um tour guiado de bike.

O uso de bicicletas é tão incentivado, que Amsterdã inaugurou no ano passado um estacionamento só para elas, para impedir que elas fiquem estacionadas nas ruas e calçadas da cidade.

Berna – Suíça

Berna, capital da Suíca.

Capital da Suíça, Berna é uma das cidades mais charmosas da Europa e também uma das melhores para dar uma pedalada. Imagine andar de bicicleta em meio aos cenários de filme da Suíça?

Segunda a publicação, Berna tem investido em melhorias na infraestrutura da cidade para os ciclistas, além de possuir “dias sem carro” e um número baixo de mortes de ciclistas.

Antuérpia – Bélgica

Antuérpia, na Bélgica, um ótimo destino para andar de bicicleta.

Na Bélgica, a Antuérpia também desponta como um ótimo destino para quem gosta de pedalar. A cidade também conta com uma forte cultura de uso da bicicleta como meio de transporte.

Além de uma boa quantidade de ciclofaixas pela cidade e estradas, a Antuérpia conta com um sistema de bicicletas públicas para incentivar o ciclismo na cidade.

Malmö – Suécia

Malmö, na Suécia.

A cidade sueca de Malmö foi classificada como uma das melhores para andar de bicicleta.

Segundo o estudo, o número baixo de mortes de ciclistas, ótima infraestrutura e as várias atividades voltadas para quem tem bicicleta fazem de Malmö uma ótima cidade para se pedalar.

A bicicleta já é a escolha de 26% da população como meio de transporte, um percentual que reflete os esforços da prefeitura para priorizar as bikes em vez de carros. Serviços de reparo gratuitos e sistema de bicicletas públicas foram algumas das medidas adotadas pela cidade sueca.

Münster – Alemanha

Münster, na Alemanha, um ótimo destino para levar sua bicicleta.

Esta cidade alemã possui uma ótima infraestrutura para bicicletas, com mais de 500 quilômetros de ciclofaixas e várias faixas que protegem ciclistas.

Um sistema de bicicletas públicas está disponível para moradores e turistas, que podem alugar os veículos e conhecer Münster. Assim como em Malmö, a cidade alemã também oferece um sistema de reparo gratuito, aulas de bicicleta para crianças e eventos para celebrar o uso da bike.

Estima-se que 40% das viagens em Münster sejam feitas sobre duas rodas.

Hangzhou – China

Hangzhou, na China, também é um destino recomendável para quem gosta de pedalar.

A China também marcou presença na lista do Global Bicycle Index com a cidade de Hangzhou, com 30% da população composta por ciclistas.

O sistema público de bicicletas funciona há 15 anos, sendo o primeiro do mundo, e conta com mais de 3.700 estações e milhares de bikes pela cidade.

Com a evolução digital, Hangzhou conta com novas tecnologias para facilitar a vida de quem opta pelo uso da bicicleta na cidade, como a possibilidade de reservar uma bicicleta pela internet.

Copenhague – Dinamarca

Copenhague, na Dinamarca, é um excelente destino para andar de bicicleta.

A capital dinamarquesa Copenhague figura na lista como uma das melhores cidades para se pedalar, graças ao baixo número de roubos e dias sem carro.

Cerca de 49% das viagens feitas na cidade, seja para o trabalho ou para a escola, são feitas de bike, uma escolha que os moradores fazem até mesmo no rigoroso inverno dinamarquês.

Segundo uma pesquisa, 97% dos moradores de Copenhage estão contentes com as condições oferecidas para o ciclismo na cidade.

Pedale com a VMZ Viagens

Ficou com vontade de levar a sua bicicleta para passear pelo mundo? Consulte os agentes da VMZ Viagens e descubra os melhores lugares para você pedalar e conhecer!

Clique no link e entre em contato agora mesmo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima