Ecoturismo: os destinos brasileiros para você conhecer

Assim como o enoturismo tem se tornado uma tendência cada vez mais forte entre os viajantes, o ecoturismo também tem caído no gosto dos viajantes brasileiros.

Dados do Ministério do Turismo apontam que, em 2021, uma em cada quatro viagens domésticas realizadas a lazer no país tinham como motivo o ecoturismo. Segundo a pasta, em relação ao ano anterior (2020), a modalidade foi responsável por aumentar em 5% as viagens dentro do Brasil.

O que é o ecoturismo?

Ecoturismo ou turismo ecológico.

O ecoturismo, ou turismo ecológico, é um segmento que se concentra em visitar áreas naturais de maneira consciente, com o objetivo de apreciar, estudar e desfrutar a paisagem e a vida selvagem, promovendo a conservação ambiental e contribuindo para o bem-estar das populações locais.

Essa forma de turismo se baseia em princípios de sustentabilidade, minimizando os impactos negativos no meio ambiente e na cultura local, ao mesmo tempo em que promove a conscientização e a educação ambiental dos visitantes.

Os princípios do ecoturismo são:

  • Sustentabilidade: minimização do impacto ambiental das atividades turísticas, desde a escolha de meios de transporte até o descarte de resíduos.
  • Conservação: promoção da preservação dos recursos naturais e dos ecossistemas, através da educação ambiental e do apoio a iniciativas locais de proteção ambiental.
  • Valorização cultural: respeito e valorização das culturas locais, com foco no intercâmbio intercultural e na promoção do desenvolvimento socioeconômico das comunidades.
  • Educação ambiental: conscientização dos visitantes sobre a importância da preservação ambiental e da adoção de práticas sustentáveis em seu dia a dia.

Atividades do ecoturismo

Dentro do ecoturismo, são muitas as atividades permitidas, todas voltadas para que os turistas apreciem e interajam com a natureza de maneira sustentável. Entre elas estão: observação da natureza, trilhas e caminhadas, mergulho, passeios de barco, ciclismo, visitas a comunidades locais e camping.

Contudo, é fundamental que os viajantes respeitem as regras e sinalizações dos guias e as normas das áreas protegidas, evitando deixar resíduos e perturbar a fauna e a floral local. Ao fazer compras, é preferível optar por produtos e serviços oferecidos pelas comunidades locais.

Ecoturismo no Brasil

O país possui uma vasta diversidade de biomas, o que torna o ecoturismo o motivo perfeito para conhecer mais as riquezas da nossa terra.

Confira abaixo 10 destinos populares:

Amazônia (AM): antes de mais nada, conhecer a maior floresta tropical do mundo é a principal recomendação para ecoturistas. A Amazônia oferece experiências únicas como passeios de barco pelos rios, visitas a comunidades indígenas e trilhas na floresta.

Fernando de Noronha (PE): destino famoso por suas praias paradisíacas, águas claras e rica vida marinha, o arquipélago de Fernando de Noronha oferece atividades como mergulho, snorkeling, trilhas e observação de animais marinhos. Tudo é feito com respeito às normas rigorosas de proteção do Parque Nacional Marinho.

Lençóis Maranhenses (MA): um pouco mais de 260 quilômetros separam São Luís, capital do Maranhão, dos Lençóis Maranhenses. Este é um verdadeiro oásis de dunas de areia branca e lagoas de água cristalina, onde é possível realizar caminhadas nas dunas, passeios de barco pelo Rio Preguiças e observação de um pôr do sol nas dunas.

Lençóis Maranhenses: destino para ecoturismo.

Bonito (MS): capital brasileira de ecoturismo, Bonito oferece diversas atividades para os viajantes, como flutuação em rios e nascentes, mergulho em cavernas submersas, e exploração de grutas e cachoeiras. A região é um exemplo de gestão sustentável e envolvimento das comunidades locais.

Jalapão (TO): um tesouro para os amantes da natureza e da aventura. Com suas paisagens exuberantes de chapadões, dunas douradas, cachoeiras cristalinas e fervedouros mágicos, o Jalapão oferece experiências únicas como trilhas, rafting e banhos em águas transparentes. Saiba mais aqui.

Pantanal (MS): a maior planície alagada do mundo, este é um destino imperdível para quem curte passeios em meio à natureza. Localizado entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por lá você pode participar de safáris fotográficos, passeios de barco e observação de uma rica fauna, incluindo jacarés, capivaras e onças-pintadas.

Pantanal, no Mato Grosso do Sul.

Foz do Iguaçu (PR): mundialmente conhecida por suas impressionantes cataratas, possui um dos maiores conjuntos de quedas d’água do mundo. Além das Cataratas do Iguaçu, você encontra trilhas ecológicas, passeios de barco no rio Iguaçu e a rica biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu. Conheça mais sobre Foz do Iguaçu aqui.

Chapada Diamantina (BA): um paraíso na Bahia, o parque nacional com cachoeiras imponentes, cânions profundos e trilhas desafiadoras, ideal para os amantes do trekking e da aventura. Os visitantes podem fazer trilhas, como a do Vale do Pati, e mergulhar na Gruta da Pratinha.

Chapada dos Veadeiros (GO): em Goiás, encontra-se um verdadeiro santuário natural. Com suas cachoeiras cristalinas, cânions impressionantes e trilhas encantadoras, a Chapada dos Veadeiros oferece atividades como banhos nas Cachoeiras Almécegas e trilhas pelo Vale da Lua.

Chapada dos Guimarães (MT): para quem busca aventura e contato com a natureza, este é um destino que não dá para deixar de fora da sua lista. Com suas formações rochosas impressionantes, cachoeiras exuberantes e trilhas deslumbrantes, a Chapada dos Guimarães experiências únicas como a visita ao Véu de Noiva e a caminhada pelo Circuito das Cachoeiras.

Quero conhecer o Brasil!

A VMZ Viagens oferece diversos pacotes para quem quer conhecer o país. Entre em contato pelo WhatsApp e peça um orçamento sem custos agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima