ETIAS: conheça a autorização obrigatória de viagem para a Europa

Tempo de leitura: 3 minutos

📰 Resumo do artigo
A partir do último trimestre de 2026, os países europeus que compõem o Espaço Schengen passarão a exigir dos turistas brasileiros uma autorização de viagem: o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem). O documento permitirá múltiplas entradas no bloco por até 90 dias dentro de um período de 180 dias e terá validade de três anos ou até o vencimento do passaporte, o que ocorrer primeiro. A solicitação deve ser feita exclusivamente on-line, preenchida e enviada antes da viagem.

No último trimestre de 2026, novas medidas de proteção às fronteiras começarão a entrar em vigor na Europa. Desde 8 de janeiro, por exemplo, o Reino Unido passou a exigir uma autorização de viagem chamada ETA (Electronic Travel Authorisation), para entrada no país.

Também neste ano, os países que integram o Espaço Schengen também adotarão um sistema semelhante: o ETIAS (European Travel Information and Authorization System ou Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, em português).

O ETIAS funcionará como uma pré-triagem digital para turistas que têm isenção de visto na União Europeia, avaliando suas informações antes da viagem. Brasileiros que desejam visitar a região precisarão solicitar a autorização antes da entrada na Europa.

Como funcionará o ETIAS?

Como será o processo para solicitar o ETIAS?

Assim como acontece com o ETA britânico, o objetivo do ETIAS é aumentar a segurança dos países envolvidos, identificando possíveis ameaças e combatendo a imigração ilegal. A medida deve começar a entrar em vigor em meados de 2025.

É importante ressaltar que o ETIAS não é um visto, mas sim uma permissão de viagem. Ele deverá ser solicitado por todos os turistas brasileiros e de outras nacionalidades que têm isenção de visto para a Europa e desejam fazer visitas de curta duração ao continente.

Para isso, será necessário preencher um formulário digital no site oficial do ETIAS e pagar uma taxa de 7 euros (cerca de R$ 42). Viajantes com menos de 18 anos e maiores de 70 anos estarão isentos do pagamento.

A maioria dos pedidos será aprovada em até 48h, mas, em casos específicos, a análise pode levar mais tempo. Por isso, recomenda-se solicitar o ETIAS com antecedência para evitar imprevistos.

Importante: independentemente do meio de transporte utilizado para chegar à Europa (avião, barco, trem etc.), o ETIAS deverá ser apresentado somente no primeiro destino da viagem, que deve ser o mesmo informado no requerimento digital.

Após a aprovação, a autorização será enviada por e-mail, sem necessidade de comparecer a consulados ou embaixadas, permitindo que o turista brasileiro viaje para qualquer um dos países do Espaço Schengen (mais sobre isso adiante) por até 90 dias consecutivos dentro de um período de 180 dias.

O ETIAS terá validade de três anos ou até o vencimento do passaporte, o que ocorrer primeiro. Você poderá visitar a Europa quantas vezes desejar dentro desse período, desde que o documento esteja válido e vinculado ao passaporte informado no processo de solicitação.

Caso o ETIAS seja negado, você receberá um e-mail com o motivo da recusa e poderá recorrer da decisão.

Quais os países que fazem parte do Espaço Schengen?

O ETIAS será necessário para entrar em 30 países europeus.

Atualmente, 29 países integram o Espaço Schengen, incluindo a maioria dos membros da União Europeia e alguns países associados, formando uma zona de livre circulação de pessoas — sejam cidadãos ou turistas.

É importante não confundir os conceitos: enquanto o Espaço Schengen é uma grande área de trânsito liberado entre os países que fazem parte do acordo, a União Europeia é um bloco econômico e político.

As nações que vão exigir o ETIAS: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Croácia, Bulgária, Romênia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

Conheça a Europa com a VMZ!

Passeie pelas ruas de Paris, saboreie uma autêntica cerveja alemã e mergulhe na rica história portuguesa com a VMZ Viagens!

Se o seu sonho é conhecer a Europa, nossa agência te leva com pagamento facilitado, atendimento personalizado e suporte 24h no destino.

Clique no botão abaixo e fale com um agente VMZ agora mesmo para um orçamento.

*O texto foi atualizado em 20/3/2025, após a notícia de que o ETIAS entrará em vigor no último trimestre de 2026, e não mais em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima