Onde observar baleias no Alasca?

Quando se pensa no Alasca, a primeira imagem que vem à mente é de uma imensidão gelada e branca. Porém, isso está longe de refletir toda a realidade.

Embora o Alasca possua grandes e extensas geleiras, este estado americano também oferece incríveis montanhas, lindos lagos e rios, e uma grande diversidade de animais selvagens, como ursos pardos e alces, além de várias espécies aquáticas, como o salmão e o caranguejo-das-neves.

Além de tudo isso, em determinadas épocas, é possível observar outros animais fantásticos que viajam para a costa do Alasca: as baleias.

Por que baleias migram para o Alasca?

Durante o verão no hemisfério norte, quando a temperatura das águas sobe, esses cetáceos começam a migrar da região do Havaí e do México até as águas frias do Alasca, onde encontram o ambiente perfeito para se alimentarem e ensinarem seus filhotes a caçar, por conta das condições favoráveis e maior disponibilidade de comida.

Quando e onde posso ver baleias no Alasca?

A temporada de baleias no Alasca vai se maio a setembro.
Seward, na Península de Kenai, é ideal para observar baleias | Foto: Seward Wildlife

Em Seward, cidade ao centro-sul do Alasca, é possível observar esses belos animais enquanto eles se exibem para os turistas, em um verdadeiro show da natureza.

A Península de Kenai e a Baía da Ressurreição possuem uma rica vida marinha e são alguns dos melhores lugares para observar baleias. As espécies mais comuns a passarem por lá são:

  • Baleia jubarte: Esses mamíferos, muito conhecidos por expelir ar quente (não é água, como parece), podem medir até 16 metros e pesar até 40 toneladas. Eles podem ser vistos perto de Seward entre maio e agosto.
  • Orcas: Da família dos golfinhos, são altamente sociáveis e chegam a medir cerca de 10 metros. Podem ser avistadas durante todo o ano, mas principalmente entre maio e junho.
  • Baleia cinzenta: Encontrada no Oceano Pacífico, ela mede até 13 metros de comprimento. As chances de observá-las são maiores entre os meses de março e maio.
  • Baleia-de-minke: Atingem cerca de 11 metros de comprimento. Não é tão comum vê-las em Seward, mas, caso a sorte esteja do seu lado, elas chegam ao Alasca entre maio e setembro.
  • Baleia-comum: Também conhecida como Baleia Fin, nada em pequenos grupos. Entre maio e setembro, o cetáceo também pode ser admirado.

Como ver baleias no Alasca?

A melhor maneira de ver baleias no Alasca é na água, em passeios de barco, cruzeiro e caiaque.
Observe baleias e tenha uma experiência incrível no Alasca | Foto: Seward

Há muitas maneiras de observar baleias durante a temporada que vai de maio a setembro. Para quem busca atividades mais tranquilas, a partir da costa já é possível admirá-las. Contudo, indiscutivelmente, a melhor maneira de vê-las é na água.

Os mais aventureiros podem contratar um tour de caiaque e observá-las bem de perto enquanto veem também outros animais marinhos e assistem a um cenário composto por fiordes e lindas paisagens.

Outra alternativa interessante e mais confortável são os passeios de barco, que podem ter tamanhos diferentes para acomodar grupos diversos e têm duração de metade de um dia ou um dia inteiro. Alguns desses passeios ainda incluem especialistas para fazer explicações sobre os animais.

Já os turistas mais sofisticados podem contratar um passeio de cruzeiro pela região, de onde é possível aproveitar todo o luxo de um navio e ainda ficar próximo das baleias. Algumas companhias possuem itinerários pelo Alasca durante a temporada certa. As paisagens são um bônus, com certeza!

Dicas para uma experiência única:

Algumas dicas são valiosas para uma experiência memorável em alto mar.
Para que a sua experiência seja incrível, algumas dicas podem ser valiosas | Foto: Seward

Para aproveitar o passeio da melhor maneira possível, algumas dicas são muito bem-vindas:

  • Chegue com antecedência no local de embarque;
  • Tenha paciência;
  • Leve um lanche ou snack (e descarte o lixo nos locais adequados ou guarde-o com você);
  • Respeite as instruções dos guias e da tripulação;
  • Confira o clima da região;
  • Leve uma mochila e roupas confortáveis;
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu são essenciais;
  • Não se esqueça da câmera fotográfica ou esteja com o celular carregado;
  • Medicamento para enjoo, caso você seja propenso a enjoar;
  • Binóculos.

Por se tratar de uma atividade que envolve animais, é importante ter em mente que, mesmo que observar baleias seja o motivo da viagem, talvez não seja possível vê-las, dada a imprevisibilidade da natureza.

Vá com a mente aberta e certo de que tudo será feito para que você tenha a melhor experiência, e o passeio será incrível, com certeza.

O que mais fazer em Seward?

Seward oferece diversas atividades e atrações para turistas.
Alaska SeaLife Center: passeio imperdível para conhecer as espécies marinhas do Alasca | Foto: Seward

Além de observar baleias, a cidade de Seward oferece outras atrações para os visitantes que desejam conhecer mais sobre esse diferente canto dos Estados Unidos.

  • Alaska SeaLife Center: um aquário público que faz pesquisas e presta socorro a animais marinhos. É possível ver diversas espécies do ecossistema da região.
  • Alaska Railroad’s Coastal Classic: um trem que viaja de Anchorage a Seward com paisagens deslumbrantes e ótimo serviço de bordo.
  • Observação de geleiras e animais selvagens: a partir de um barco, passeie pela Baía da Ressurreição e pelo Parque Nacional dos Fiordes de Kenai para avistar espécies marinhas e antigas geleiras.
  • Passeio de trenó puxado por cães: passeio perfeito para fazer em família, no qual os cachorros roubam a cena com tanta fofura.
  • Caiaque, trilhas, surfe e escalada no gelo: para quem gosta de aventuras, não faltam passeios regados a adrenalina.

Como ir ao Alasca?

Para ir ao Alasca observar baleias e participar de atividades radicais, é preciso contratar uma agência de viagens confiável e com experiência.

A VMZ Viagens está há quase 20 anos no mercado, levando passageiros aos seus destinos dos sonhos. Além de ótimos preços e atendimento personalizado, você tem assistência 24h durante a viagem.

Clique no link e converse com a nossa equipe agora mesmo e prepare-se para uma experiência inesquecível:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima