Grande parte de quem vai viajar se questiona: por que fazer seguro viagem? É uma pergunta natural, já que é um serviço que pagamos, esperando não utilizar.
Nesse texto, vamos mostrar a importância de fazer seguro viagem.
O que é?
O seguro viagem tem o objetivo de prestar suporte ao viajante e ajudá-lo a resolver imprevistos que podem ocorrer durante a sua jornada. É importante e recomendável ter um seguro, visto que é uma medida de prevenção que irá diminuir os transtornos e estresse, causados por eventos, tais como: extravio de bagagem, contração de alguma doença, acidentes e outros riscos, que ficamos expostos enquanto viajamos.
Diante de um incidente, o turista deve arcar com custos que muitas vezes não foram planejados. Quando o seguro viagem é adquirido, os custos são da seguradora e o turista não precisa se preocupar.
Além da cobertura de tais custos, o seguro também oferece assistência para o atendimento, indicando a qual clínica/hospital ir, ou em casos mais simples, encaminhando um médico até o hotel/casa do solicitante.
O que inclui?
Normalmente o seguro viagem inclui diversos itens, além da assistência médica. Esses itens podem variar de acordo com o seguro e com a cobertura adquirida. A maioria deles inclui:
- Atendimentos Médico-hospitalar – Assistência médico – hospitalar, sem custo, em caso de enfermidade ou acidente, dentro do limite contratado.
- Atendimentos odontológicos – Assistência odontológica emergencial, sem custo, dentro do limite contratado.
- Remédios – se após uma assistência médica, for receitado alguma medicação, esta poderá ser comprada e reembolsada posteriormente, conforme previsto nas condições gerais do produto adquirido.
- Bagagem – Suporte no rastreamento de malas despachadas e indenização em casos de extravio, roubo, furto, dano ou destruição da bagagem, devidamente comprovados, de acordo com o estabelecido nas condições contratuais.
- Cancelamento de viagem – indenização das despesas não reembolsáveis com a aquisição de pacotes turísticos e/ou serviços de viagens, como transporte e hospedagem, na ocorrência de evento coberto que impeça o segurado de viajar ou continuar viajando.
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É obrigatório fazer?
Esse item de viagem é obrigatório para entrar em muitos países, sendo que alguns, podem exigir coberturas específicas e de valor mínimo. Alguns países da Europa exigem cobertura mínima de 30 mil euros, por exemplo. Já Cuba exige mínimo de U$ 10.000,00 e Venezuela, U$ 40.000,00.
Por que fazer?
Imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Podemos torcer o pé fazendo uma trilha, ter algum problema com a mudança de fuso horário ou adaptação à gastronomia local, ter a bagagem extraviada, etc. Acontecer algo assim já é ruim para a viagem. Agora, imagine acontecer isso e não saber como resolver e nem ter para quem pedir ajuda.
Vamos listar abaixo os motivos:
- Assistência: quando estamos em viagem e precisamos de assistência médica, muitas vezes não sabemos a quem recorrer. Além disso, podemos estar em algum país que não dominamos a língua. Com um seguro viagem, basta entrar em contato, que sua equipe de assistência irá orientar e indicar o melhor a fazer e tudo em português;
- Economia: em alguns países o custo de consultas, exames e qualquer outro item de saúde, é altíssimo. Nos Estados Unidos por exemplo, uma simples consulta pode sair cerca de USD 400,00. Se precisar fazer alguma cirurgia, não vai sair por menos de USD 10.000,00. Com um seguro viagem, esses custos serão arcados pela seguradora (sempre dentro do limite contratado);
- Custo: geralmente, é menos do que 10% do montante total gasto. Diante de todos os benefícios oferecidos, é um dos itens de viagem com melhor custo-benefício;
- Facilidade e conforto: Existem muitas maneiras de acionar um seguro, tais como aplicativo, e-mail e telefone. Basta acioná-los e todo o atendimento será coordenado para você;
- Segurança: os parceiros cadastrados por um seguro viagem têm seu serviço certificado e aprovado pela seguradora. Assim, durante um atendimento, as chances de ter uma assistência ruim são muito pequenas;
- Acompanhamento: a seguradora faz o acompanhamento de todos os atendimentos e assistências prestadas. Logo, se não houve melhora no estado de saúde de uma pessoa que já teve assistência, por exemplo, um novo atendimento é coordenado, garantindo que haja uma continuidade, visando esta melhora. Além disso, todos os feedbacks são registrados e analisados.