Portugal – Conheça as regiões

Localizado na Península Ibérica, Portugal é um pequeno país com muito mais para oferecer do que o seu tamanho possa aparentar.

O país tem feito um excelente trabalho voltado à segurança e à confiabilidade dos turistas, principalmente nesses tempos de pandemia. Uma forma de reconhecimento deste trabalho foi a alteração do local para sediar as finais da UEFA Champions League para Lisboa. O evento acontecerá em agosto deste ano!

Portugal oferece paisagens intocadas, parques deslumbrantes, um geopark classificado pela UNESCO, reservas naturais, intermináveis praias atlânticas e jardins românticos. Descubra lugares incríveis, um rico patrimônio histórico, gastronomia variada, recantos naturais e as maiores ondas do mundo!

A muito elogiada Sintra, as praias do Algarve e da Costa Vicentina, Sagres, Lagos, Albufeira e Vila Nova de Milfontes, o Parque Nacional da Peneda, Gerês, as cidades universitárias Braga e Coimbra, o centro histórico do Porto, o Rio Douro, a capital Lisboa e a linha de Cascais, a medieval Évora, as gravuras rupestres de Foz Côa, a encantadora Óbidos, a ilha da Madeira e os Açores, que são o primeiro arquipélago no mundo a alcançar certificação internacional de destino sustentável pelo Conselho Global de Turismo Sustentável. Como se pode ver, há motivos de sobra para viajar a Portugal.

Portugal pode ser explorado por conta ou por roteiros já prontos. Com tantas opções, o melhor é organizar a viagem com antecedência, separando o país por regiões.

Região Norte e Porto

O Porto, cidade Patrimônio Mundial, é uma grande porta de entrada e pode ser ponto de partida para uma viagem pela diversidade natural e cultural da região. É conhecido pelo vinho, pela Escola de Arquitetura, por igrejas, monumentos, edifícios marcantes como a Casa da Música e o Museu de Serralves, além do rio Douro, que atravessa a região.

Nesta área de montanhas e parques naturais, o patrimônio espalha-se por castelos, como o de Guimarães, ou por santuários e igrejas que no verão são palco de romarias. É uma região autêntica e que preserva suas origens.

Cidade do Porto, em Portugal
Porto

Centro

Alguns destes lugares têm tanta importância para a Humanidade que foram incluídos pela UNESCO na lista de patrimônios mundiais. É o caso dos Mosteiros de Alcobaça e de Batalha, do Convento de Cristo, em Tomar, e da Universidade de Coimbra.

A região tem a modernidade aliada à tradição, nas cidades. A beleza natural também pode ser explorada na Serra da Estrela, com paisagens a perder de vista, lagoas glaciares e trilhas, como as Serras da Lousã, Açor e Caramulo. Esportes radicais são praticados no Geoparque Naturtejo, território preservado onde convivem várias espécies de aves e animais.

As águas cristalinas que brotam das nascentes termais equilibram corpo e alma. Já as praias, fluviais enquadradas por florestas ou de mar aberto e batido no litoral atlântico, são certezas de frescor nos dias quentes de verão.

Universidade de Coimbra, em Portugal
Universidade de Coimbra

Lisboa e região

Lisboa é a capital do país e é uma das cidades mais carismáticas e vibrantes da Europa. Mistura o patrimônio tradicional com um impressionante modernismo e pensamento progressista. Oferece uma história rica e variada, uma agitada vida noturna e é abençoada com um clima glorioso durante o ano todo.

Tanto a norte como o a sul da capital, a grande variedade de paisagens e patrimônio fica sempre a curta distância. Com praias, parques naturais, percursos culturais e alojamento para todos os gostos, é difícil escapar à região de Lisboa numa visita a Portugal.

O fado é mais uma expressão portuguesa também elevada a Patrimônio Mundial. Por isso, jantar numa casa de fados será outra experiência a não perder.

Lisboa, capital de Portugal
Lisboa

Alentejo

A norte pastam cavalos na lezíria; no vasto interior, a planura imensa, searas louras ondulando ao vento; no litoral praias selvagens, de uma beleza agreste e inexplorada.

Aqui e ali ergue-se um recinto muralhado, como Marvão ou Monsaraz. Nos montes, casas térreas e brancas coroam pequenas elevações, os castelos evocam lutas e conquistas, e os pátios e jardins atestam influências árabes, que moldaram povo e natureza.

No Alentejo, a força da terra marca o tempo e cidades como Elvas e Évora, classificadas Patrimônio Mundial pela Unesco, mostram a tenacidade das pessoas.

No litoral, a paisagem é alta e escarpada, com pequenas praias abrigadas entre arribas, e muitas que são ideais para o surf. Há aromas de campo, as ervas de cheiro temperam peixes, mariscos e outros pratos regionais, que são acompanhados pelos excelentes vinhos da região.

Algarve

Conhecida por suas praias, limitadas por falésias douradas, ilhas quase desertas ou baías pequenas, aconchegadas pelas rochas. O oceano em todos os tons de azul, quase sempre calmo e cálido, convida a banhos prolongados e à prática de esportes náuticos.

Há ainda a serra, onde as pessoas vivem em harmonia com a Natureza e mantêm tradições que gostam de partilhar. As cidades vivem dia e noite cheias de animação. Faro é a porta de entrada da região e Tavira conta com uma arquitetura tradicional.

Algarve, em Portugal

Açores e Madeira

O arquipélago de Açores conta com praias quentes e de areia clara, vinhedos que cobrem as encostas e gêiseres. O mar azul por onde baleias e golfinhos espreitam, fazem a alegria dos visitantes.

No meio do Atlântico, as ilhas da Madeira e do Porto Santo são um refúgio de beleza natural. Entre o azul do mar e o verde-esmeralda da vegetação sobressai o colorido exótico das flores, num arquipélago em que dois terços são área protegida e onde se encontra a maior floresta laurissilva do mundo.

Ilha da Madeira, em Portugal
Ilha da Madeira

Fale com nossa equipe para visitar e aproveitar da melhor forma Portugal! Solicite aqui ou fale com nossos consultores pelo Whatsapp.

Fonte: Visit Portugal