Um final de semana no Rio de Janeiro: lugares para conhecer

O Rio de Janeiro oferece uma combinação incrível de belezas naturais e atrações culturais. A terra de Tom Jobim é conhecida por sua vibrante energia e identidade marcante presentes em cada canto da Cidade Maravilhosa.

Ela é palco, também, de diversos eventos de renome mundial, como o Rock in Rio, que atrai milhares de visitantes de todo o país ao Rio. Sem dúvidas, é um destino que promete experiências inesquecíveis para quem gosta de boa música.

Se você estiver na cidade para o evento (ou em qualquer época do ano) e tem apenas um final de semana para explorar as belezas cariocas, este roteiro ajudará você a aproveitar ao máximo o seu tempo e os encantos dessa terra.

O charme inegável de Copacabana

O icônico calçadão de Copacabana.
O icônico Calçadão de Copacabana

A cerca de 30 minutos do Aeroporto Santos Dumont, o famoso bairro de Copacabana, cenário de tantas novelas e filmes, é onde o charme carioca se revela em cada esquina.

Mesmo que você não esteja hospedado por lá, não deixe de caminhar pelo icônico calçadão de Copacabana, feito de pedras portuguesas em preto e branco, que formam desenhos inspirados nas ondas do mar.

Todas as noites, a Avenida Atlântica abriga uma feirinha bem tradicional, com diversas barracas para você se perder em compras de lembrancinhas, souvenirs e cangas.

À beira-mar, você também encontra diversos restaurantes, como o Churrascaria Palace, conhecida pela excelente comida brasileira e suas 40 variedades de carnes nobres.

Se o seu objetivo é aproveitar o melhor dos petiscos brasileiros e drinques, uma ótima dica é explorar os quiosques espalhados por toda a orla, que atendem a todos os gostos e bolsos.

Conheça o encantador Parque Lage

Arquitetura colonial. para os turistas conhecerem no Rio de Janeiro.
O Parque Lage já foi cenário para clipes musicais, filmes e novelas | Foto: Fwellisch

Localizado no Jardim Botânico, um patrimônio histórico e paisagístico, o Parque Lage foi, durante o período colonial, um engenho de açúcar. Sua estrutura foi modificada ao longo dos anos, ganhando uma arquitetura imperial romântica que se tornou uma grande atração para o público.

A atração é gratuita e você pode fazer uma visita pelo espaço para admirar e conhecer um pouco da história do local, além de fazer vários cliques incríveis, é claro.

Antes de começar o dia, delicie-se no Plage Café, que fica no pátio do clássico casarão do Parque Lage. Não é necessário fazer agendamento, mas chegue cedo para evitar filas.

Funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h (sujeito a alterações sem aviso prévio).

O cartão postal da cidade: o Cristo Redentor

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno

A apenas 30 minutos do Parque Lage, o Cristo Redentor, de braços abertos para você, oferece uma vista esplêndida do alto do Corcovado.

Como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, a visita ao Cristo é um passeio imperdível, revelando o que há de mais belo na natureza carioca. Para acessá-lo, é necessário adquirir um ingresso válido.

O meio de transporte mais tradicional e charmoso para subir o Corcovado é o trem, que parte da Estação do Cosme Velho, localizada na rua de mesmo nome, no número 513

Outras opções para chegar ao Cristo incluem vans ou táxis, que estão disponíveis ao chegar ao morro do Corcovado. Para os mais aventureiros, a subida a pé também é uma alternativa.

Funcionamento: todos os dias, das 8h às 19h.

Garanta seus ingressos e transporte com a VMZ Viagens:

Pé na areia, muito sol e comida boa

As praias do Rio de Janeiro estão entre as mais lindas do mundo.
As praias do Rio de Janeiro estão entre as mais lindas do mundo

É impossível negar que as praias cariocas são algumas das mais desejadas para se visitar. Por isso mesmo, elas não podem ficar de fora do roteiro.

A pausa para pôr o pé na areia é obrigatória após uma manhã de visitas às atrações turísticas citadas anteriormente. Aproveite a oportunidade e se delicie com a gastronomia da orla enquanto descansa dos passeios.

Confira algumas das praias mais belas e famosas do Rio de Janeiro para você conhecer, caso seja sua primeira viagem:

Copacabana: internacionalmente conhecida por seu calçadão icônico com padrão de ondas em pedras e beleza sem igual. A praia é palco da tradicional festa de Réveillon da cidade, uma das maiores celebrações de Ano Novo do mundo.

A vista de tirar o fôlego da praia de Ipanema.
O pôr do sol em Ipanema é uma atração por si só

Ipanema: eternizada pela canção “Garota de Ipanema”, um clássico da bossa nova escrito por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, que faz você querer ir ao encontro do mar. Em Ipanema, há postos para que as pessoas possam se localizar. Um deles é o Posto 9, o mais famoso por fazer divisa com a praia do Leblon e ser um ponto de encontro entre os jovens.

Leblon: uma das praias mais exclusivas e sofisticadas do Rio, está localizada em uma área nobre da cidade. O Leblon é conhecido por atrair celebridades e por ter um ambiente mais tranquilo e menos movimentado comparado ao de Copacabana e Ipanema.

Barra da Tijuca: maior praia da cidade, possui um extenso litoral, que oferece bastante espaço para esportes aquáticos e atividades ao ar livre. As grandes ondas atraem os turistas que gostam de uma diversão a mais ao se banharem.

Curta a agitada noite carioca

Explore a vida noturna do Rio de Janeiro.
Explore a agitada vida noturna do Rio de Janeiro

Quem deseja curtir a vida noturna no estilo carioca, não pode perder o famoso samba da Pedra do Sal. Você vai ouvir clássicos nacionais e até mesmo composições de sambistas atuais.

A Pedra tem samba de sexta a segunda-feira, e às vésperas de feriado, a partir das 18h. Você pode conferir a programação pelo Instagram.

Outra opção para quem quer aproveitar a noite, o Bar da Laje, conhecido pelos turistas por sua vista magnífica da cidade enquanto apreciam um drinque gelado. Em 2023, o local se tornou Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Rio de Janeiro.

O Bar da Laje possui uma estrutura de três andares e está localizado no Morro do Vidigal. Aberto todos os dias, funciona das 12h até a noite.

Uma kombi, que faz o trajeto da orla, do Leme ao Leblon, é oferecida pelo Bar da Laje para o transporte dos visitantes. Os valores variam entre R$ 10 e R$ 20 por pessoa, e é necessária uma reserva com 48 horas de antecedência. Clique aqui e acesse o Instagram do espaço para fazer sua reserva.

Mais atrações para conhecer no Rio de Janeiro

A diversidade representada em muro do Rio de Janeiro com a obra Etnias, dou artista Kobra.
A diversidade humana representada em muro do Rio de Janeiro com a obra Etnias, dou artista Kobra | Foto: Diego Campos

Arte ao ar livre

Aproveite o passeio na zona portuária do aquário para se maravilhar com o mural “Etnias”, de Eduardo Kobra, famoso artista de rua conhecido no mundo todo.

Em homenagem às Olimpíadas do Rio, realizadas em 2016, Kobra presenteou a cidade com uma obra que reflete a diversidade humana em toda sua essência e grandeza em uma mural que se estende por 170 metros e 15 metros de altura.

Outro passeio gratuito, é a famosa escadaria Selarón. Com 215 degraus, ela conecta os bairros da Lapa e Santa Teresa.

A escadaria é conhecida por sua vibrante e colorida decoração composta por milhares de azulejos, mosaicos e peças de cerâmica.

Jardim Botânico

Conhecido pela sua coleções de plantas, o Jardim Botânico foi fundado em 1808, pelo então príncipe regente português, Dom João VI.
Conhecido pela sua coleções de plantas, o Jardim Botânico foi fundado em 1808, por Dom João VI

Comece o dia com uma visita ao Jardim Botânico, um paraíso verde na Zona Sul do Rio. Explore a diversidade de plantas e flores e desfrute de um ambiente tranquilo para caminhar e relaxar durante sua viagem. O ingresso é pago à parte, sem necessidade de reserva antecipada.

Funcionamento:

  • segunda, terça e de quinta a domingo: 8h às 17h;
  • quarta-feira: das 11h às 17h.

Museu do Amanhã

Em seguida, siga para o Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá. Com arquitetura futurista e exposições interativas sobre ciência e tecnologia, o museu é uma experiência envolvente e educativa.

O ingresso também é comprado à parte sem necessidade de reserva antecipada.

Funcionamento:

  • de terça a domingo: das 10h às 18h.

Pão de Açúcar e muita aventura

Um dos pontos turísticos imperdíveis é o Pão de Açúcar.
Um dos pontos turísticos imperdíveis é o Pão de Açúcar

A icônica montanha, com seus 396 metros de altura, é um dos pontos mais fotografados da cidade e oferece algumas das vistas mais deslumbrantes do Rio de Janeiro.

A principal forma de chegar ao topo do Pão de Açúcar é por meio do famoso bondinho. O passeio é uma experiência emocionante e oferece vistas panorâmicas da cidade durante a subida.

O ponto de partida do bondinho é na Praia Vermelha, no bairro da Urca. Durante o percurso, se você optar por fazer o trajeto apenas com ele, haverá uma parada no Morro da Urca, onde você embarcará em um segundo bondinho em direção ao Pão de Açúcar.

Para os amantes da natureza é possível fazer uma trilha até o topo do morro da Urca. O passeio a pé é uma aventura à parte e rende ótimas fotografias.

Ao final da trilha, compre a sua entrada até o Pão de Açúcar e siga o passeio com desconto!

Funcionamento:

  • De segunda a quinta: das 9h às 20h. Último embarque às 18h30;
  • De sexta a domingo: das 8h30 às 20h30. Último embarque às 19h.

Excepcionalmente, no dia 21 de setembro, o bondinho estará fechado para visitação.

Viaje para o Rio de Janeiro com a VMZ

Qualquer desculpa é válida para uma visita à Cidade Maravilhosa, seja para um fim de semana ou para um período mais longo.

Planeje sua viagem com a VMZ Viagens e conte com uma equipe dedicada, pronta para criar um roteiro sob medida para você.

Clique no botão abaixo e solicite sua cotação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima