O que você acha de viajar ao mesmo tempo em que promove o destino, respeitando a cultura, meio ambiente e pessoas, preservando tradições locais e recursos naturais e dando protagonismo às comunidades residentes?
Que todo mundo gosta de viajar, ninguém discute! Além de renovar as energias e nos trazer mais conhecimento e aumentar nossa bagagem cultural, o turismo pode ser uma forma de promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento do destino a ser visitado.
Se você gostou dessa ideia, confira os cinco destinos que estimulam o turismo sustentável dentro do Brasil!
1 – Fernando de Noronha (PE)
Com turismo sustentável, Fernando de Noronha mantém ar de paraíso intocado, em um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo, e consegue melhorar os serviços oferecidos aos visitantes. A ilha possui praias que são consideradas algumas das mais belas do Brasil e do mundo. É também famosa pela prática de mergulho e pelo lindo pôr do Sol. Nós preparamos um post super legal sobre esse destino. Quer conferir? Clique aqui!
2 – Socorro (SP)
Socorro está localizada a 130 km da capital paulista. Cercada pela Serra da Mantiqueira e com um cenário típico de cidade histórica, Socorro oferece diversas opções de atividades de Aventura na terra, na água ou no ar para todos os públicos. Além disso, a cidade é conhecida por sua acessibilidade e pelo turismo sustentável. Iniciativas como reflorestamento para compensar os danos causados por anos de exploração agropecuária, projetos de educação ambiental e envolvimento da comunidade nas atividades turísticas são outros destaques deste destino que, a cada dia, se torna referência de boas práticas.
3 – Bonito (MS)
Bonito é referência mundial em turismo sustentável. A cidade tem um sistema unificado para controlar o número de turistas que visitam as belezas naturais da região e há uma preocupação com a educação ambiental da população local e dos visitantes. A estrutura geológica dessa região é rica em calcário, o que provoca grandes extensões de cavidades subterrâneas, que absorvem muita água. Essa água ressurge translúcida e rica desse mineral, proporcionando um belo tom de azul, que atrai os turistas. A região é considerada um polo de ecoturismo. São mais de 4 mil espécies entre peixes, animais silvestres e plantas subaquáticas.
4 – São Miguel do Gostoso (RN)
São Miguel do Gostoso, município localizado no litoral norte potiguar, foi descoberto por praticantes de esportes náuticos à vela e de kitesurfe. Com as famosas festas de Reveillón, o destino ganhou notoriedade e suas belezas foram se disseminando entre as pessoas. A cidade foi incluída entre os 100 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo.
5 – Reserva Mamirauá (AM)
Localizada no estado do Amazonas, a cerca de 600 km de Manaus, a Reserva Mamirauá está no meio da maior floresta alagada do mundo, com um ecossistema único. Mamirauá foi criada como uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável, não excluindo a população local, mas desenvolvendo um modelo de participação comunitária que busca preservar a biodiversidade e melhorar a condição de vida das pessoas que vivem na região. O turismo é realizado exclusivamente através da Pousada Uacari, que já recebeu diversos prêmios internacionais, por ser um exemplo de turismo sustentável.
A Pousada Uacari possui 5 bangalôs flutuantes, cada um com dois quartos, além da casa principal. Toda a energia usada é solar, o esgoto é tratado antes de ser descartado e a alimentação privilegia os ingredientes locais. Exceto o guia naturalista, que precisa ser fluente em inglês, visto que cerca de 70% dos hóspedes são estrangeiros, todos os demais trabalhadores são moradores da Reserva.
Deseja conhecer um desses destinos? Fale com nosso time de especialistas por Whatsapp ou pelo e-mail [email protected].