Finlândia: honestidade traz felicidade

Na Finlândia, a honestidade é altamente valorizada. As pessoas são consideradas honestas o tempo todo e a confiança é implícita, a menos que se prove o contrário.

A revista Reader’s Digest fez um “Teste de carteira perdida (Lost Wallet Test)”, onde seus repórteres “perderam” 192 carteiras em cidades do mundo todo. Cada carteira tinha US $ 50 com informações de contato, fotos de família e cartões de visita. Onze de cada 12 carteiras depositadas na capital finlandesa foram devolvidas aos seus proprietários, tornando Helsinque a cidade mais “honesta” dentre as cidades testadas.

Um hábito muito comum por lá é deixar luvas perdidas nas árvores, visando facilitar a identificação à distância. “As crianças estão sempre perdendo luvas, e as pessoas tendem a pendurá-las em uma árvore próxima, para que o perdedor as encontre no caminho de volta.” comenta uma finlandesa. Em uma sociedade em que a honestidade está implícita, entende-se que apenas o proprietário reivindicará o artigo perdido.

De fato, os finlandeses têm muito orgulho do alto nível de confiança social, o que, por sua vez, é uma indicação da percepção de que se acredita que as pessoas estejam agindo honestamente. Na Finlândia, o estado é considerado um amigo, não um inimigo. Ele é percebido como agindo pelo bem coletivo – portanto, os funcionários públicos agem no interesse comum de todos. Existe muita confiança – em relação aos concidadãos e ocupantes de cargos públicos, incluindo a polícia. Os finlandeses também são contribuintes felizes. Eles sabem que o dinheiro dos impostos é usado para o bem comum e sabem que ninguém trapaceará ao cobrar os impostos.

Helsinki, na Finlândia

Se alguém for pego mentindo uma vez, não será considerado confiável novamente. Embora a Finlândia seja quase três vezes maior que a Inglaterra, tem apenas um décimo de sua população – com a maioria dos 5,5 milhões de habitantes do país concentrados nos centros urbanos do sul. Como resultado, há uma boa chance de as pessoas em um campo específico já se conhecerem.

A Finlândia também foi eleita um dos Países mais felizes do Mundo. Uma possível explicação seria que a felicidade está ligada à honestidade: em um relatório publicado pela American Psychological Association, um estudo estabeleceu conexões entre melhoria na saúde mental e física e dizer a verdade.

Porém, os finlandeses podem ser considerados frios e de poucas palavras. Para eles, é melhor ficar em silêncio do que falar sobre algo sem sentido. Você precisa falar as coisas como elas são, não fazendo promessas vazias e não tentando polir os argumentos. Os finlandeses apreciam a franqueza sobre a eloquência.

Se um finlandês considerar você não confiável, considere que a conexão estará perdida. Eles levam a sério as palavras que dizem, então cada palavra realmente significa o que diz. Um estudo revela que declarações superlativas parecem presunçosas para o povo finlandês. Os finlandeses tendem a interpretar expressões literalmente. Portanto, se você diz que teve a melhor cerveja de todos os tempos, poderá ter que falar sobre todas as cervejas que já teve e os critérios exatos para julgar qual foi a melhor.

Assim, quando encontrar um finlandês, invista no que você diz e seja sempre honesto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *