Paris: um guia para iniciantes

Tempo de leitura: 6 minutos

Em julho, Paris sediará pela terceira vez os Jogos Olímpicos 2024. Exatamente há 100 anos, em 1924, a cidade foi anfitriã do evento esportivo pela segunda vez, sendo a primeira em 1900. Para os Jogos de 2024, a encantadora capital francesa está se preparando para acolher atletas e delegações de várias nações, todos competindo pela vitória em suas respectivas modalidades esportivas.

As Olimpíadas devem atrair ainda mais turistas para este que é um dos destinos mais visitados do planeta. Para se ter uma ideia, segundo dados da empresa de estudos e análises de mercado, a Euromonitor International, Paris recebeu mais de 15 milhões de viajantes em 2023, sendo a 4ª mais visitada no último ano.

E se você planeja conhecer a Cidade Luz, este é o momento certo. Aproveitando o clima de celebração do evento esportivo, preparamos um guia com as melhores épocas para visitar a cidade, sugestões de hospedagem e passeios imperdíveis para incluir em seu roteiro.

Confira!

Qual a melhor época para ir a Paris?

Melhores épocas para ir a Paris: primavera e outono.

Se você perguntar aos apaixonados por Paris, provavelmente eles vão responder que qualquer época é ideal para visitar a cidade. Porém, se você quiser evitar a multidão de turistas, as longas filas em atrações e as fortes temperaturas, as melhores épocas costumam ser a primavera (entre março e junho) e o outono (entre setembro e dezembro).

Isso porque Paris costuma receber menos visitantes nessas épocas, as temperaturas estão mais amenas, há menos riscos de chuva e os preços estão razoáveis.

Na primavera, a temperatura vai subindo gradualmente. Em março, ainda é possível sentir o clima frio do inverno, portanto, é bom levar roupas quentes e confortáveis na mala. Durante os meses de abril e maio, a cidade vai esquentando aos poucos.

A chuva também se faz presente na primavera, mas não serão intensas a ponto de atrapalhar o seu passeio. Ainda assim, é importante levar guarda-chuva e capas nos seus passeios, para você ter mais conforto ao caminhar pelas ruas de Paris.

As temperaturas variam de 5 ºC a 23 ºC, sendo de 5 ºC a 13 ºC em março, no começo da estação, e de 15 ºC a 24 ºC em junho, ao final da primavera.

No outono, o clima vai ficando mais frio, anunciando o inverno que chegará ao final da estação. Por isso, ao fazer as malas para Paris, leve em consideração a época em que você estiver indo, mas colocar blusas, casacos, calças e cachecóis e sapatos fechados na bagagem é recomendado.

As chuvas fazem parte de Paris, então, esteja preparado para dias nublados e molhados.

As temperaturas variam de 6 ºC a 22 ºC, sendo de 13 ºC a 22 ºC em setembro, no começo do outono, e de 6 ºC a 10 ºC em dezembro, ao final da estação.

Onde ficar em Paris?

Em qual arrondissement ficar em Paris.

Escolher uma hospedagem em Paris não é tarefa fácil, uma vez que os hotéis não são dos mais baratos e é fundamental selecionar cuidadosamente para evitar ficar muito distante das atrações desejadas.

Para auxiliar na sua escolha, é importante compreender a divisão dos bairros na cidade. Paris é dividida em 20 distritos – ou arrondissements -, com início no Louvre, localizado na região central da capital francesa.

Os arrondissements se estendem em formato de caracol: a catedral de Notre-Dame, por exemplo, está no quarto arrondissement; a Torre Eiffel, no sétimo; e o Arco do Triunfo no oitavo. Algumas regiões são chamadas pelo nome, como o Marais, Quartier Latin e o Montmartre. Algumas áreas abrangem mais de um arrondissement, o que pode ser confuso no início.

Porém, é importante guardar o número do arrondissement: do 1º ao 20º, sendo os números menores os distritos centrais, que permitem a você andar menos entre uma atração e outra, enquanto os números maiores tornam a locomoção mais demorada.

No mapa abaixo, é possível entender melhor a subdivisão de Paris em arrondissements:

Mapa dos arrondissements de Paris.

Assim, com essa informação em mente, é aconselhável procurar uma hospedagem entre o 1º e o 8º arrondissement, pela facilidade de acesso às atrações. No entanto, todos os arrondissements contam com locais para ver e conhecer em Paris. Por isso, escolha a opção com melhor custo-benefício de acordo com o que você deseja fazer na cidade.

O que visitar?

Algumas das atrações mais famosas do mundo estão em Paris. Aqui, vamos listar algumas das mais importantes, mas lembre-se que, uma vez na Cidade Luz, cada canto da cidade é um local que vale a pena ser explorado.

O Museu do Louvre à noite.

Louvre

Um dos maiores e mais importantes museus do mundo, o Louvre, situado no 1º arrondissement, é o lar da Mona Lisa e da Vênus de Milo. Falamos sobre ele na nossa lista de museus imperdíveis. Clique aqui para conferir.

Pont Neuf

Seu nome em português significa “ponte nova”, mas ela é uma das mais antigas de Paris, tendo sido inaugurada em 1607. Ela cruza o rio Sena e possui 12 arcos e conecta a Ile de la Cité às duas margens do Sena. Também está localizada no 1º arrondissement.

Museu Picasso

No 3º arrondissement, o Museu Picasso é dedicado à obra do famoso artista espanhol Pablo Picasso, localizado em um belo palácio do século XVII.

Catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame.

Uma das catedrais góticas mais antigas do mundo, a Catedral de Notre-Dame fica no 4º arrondissement. Construída entre1163 e 1345, ela ocupa parte da Île de la Cité e passa por uma grande restauração, por conta de um incêndio que destruiu uma boa parte da edificação.

Jardins de Luxemburgo

Um dos jardins mais emblemáticos de Paris, os Jardins de Luxemburgo ficam no 6º arrondissement. É um destino popular para quem vai à Capital do Amor, sendo um local ideal para relaxar em meio à correria da capital.

Torre Eiffel

A torre de ferro foi inaugurada em 1889, como uma instalação temporária para a Exposição Universal de Paris, e acabou se tornando um dos símbolos de Paris. Oferece vistas deslumbrantes da cidade a partir de seus mirantes. Você pode visitá-la no 7º arrondissement.

Champs-Élysées e Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo próximo à Champs-Élysées.

No 8º arrondissement está localizada a avenida mais importante de Paris: a Champs-Élysées. Conta com várias lojas de luxo, cafés elegantes e arquitetura impressionante. Na ponta da avenida está o Arco do Triunfo, famosa construção inaugurada em 1836, e também um dos símbolos de Paris.

Basílica de Sacré-Cœur

A Basílica de Sacré-Cœur, ou do Sagrado Coração, fica localizada no topo da colina de Montmartre, um dos pontos mais altos de Paris, e de onde se tem uma das mais vistas mais impressionantes da cidade. Está localizada no 18º arrondissement.

Curiosidade: por que Paris é conhecida como a Cidade do Amor?

Como Paris se tornou a Cidade do Amor?

Em todos os cantos de Paris, é possível encontrar casais abraçados, trocando presentes ou eternizando na “Cidade Luz” o sentimento que têm um pelo outro. Isso fez com que a capital francesa ficasse conhecida mundialmente como a “Cidade do Amor”. Mas como isso começou?

A explicação vem das artes: o Romantismo, movimento cultural e artístico, teve forte influência sobre Paris, onde muitos artistas dedicaram-se a explorar as emoções humanas, especialmente o amor. Soma-se a isso os muitos romances que tiveram a cidade como palco e à atmosfera romântica e única do local.

A VMZ Viagens leva você a Paris

Depois de tudo isso, ficou com vontade de conhecer a capital francesa? A VMZ Viagens ajuda você a tornar este sonho realidade.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento. Além dos melhores preços, a agência também oferece atendimento 24h quando você estiver em viagem.

Clique no botão abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima