Dia Mundial da Arte: 8 museus para conhecer pelo Brasil e pelo mundo

Se você olhar com atenção, há arte em todos os lugares. Da a pré-história aos tempos atuais, os seres humanos utilizam a arte para registrar a história e como uma ferramenta de autoexpressão.

Ao viajar, colocar museus no roteiro é uma ótima oportunidade para conhecer mais da cultura daquela região e/ou país, além de testemunhar registros históricos importantes do período em que aquelas obras foram feitas.

Por isso, neste Dia Mundial da Arte, separamos 8 museus para você conhecer pelo Brasil e pelo mundo:

Museu de Arte do Rio

Fachada do Museu de Arte do Rio

Localizado na praça Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, o Museu de Arte do Rio (MAR) foi inaugurado em março de 2013, e reconta a história da cidade em toda a sua complexidade por meio de exposições históricas e contemporâneas.

O MAR é composto por dois prédios, de estilos bem diferentes, interligados por uma ponte.

O mais antigo é o palacete Dom João VI, uma construção tombada, erguida no começo do século XX, onde se encontram as exposições.

Ao seu lado, onde costumava ser um terminal rodoviário, está um prédio modernista, onde fica a Escola do Olhar, um projeto que une cultura e educação e é voltado aos mais diversos públicos.

Ao todo, são mais de 15 mil metros quadrados, 8 salas de exposições divididas em 4 andares.

A já que está na região, aproveite para visitar o Museu do Amanhã, que está a poucos metros do Museu de Arte do Rio.

Horário de funcionamento:

  • de terça a domingo; das 11h às 18h (última entrada às 17h);
  • venda de ingressos: das 10h30 às 17h.

MASP

Situado no cartão-postal de São Paulo, a Avenida Paulista, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) reúne mais de 11 mil obras e possui o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul.

Fundado em 1947 pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand, foi o primeiro museu moderno do Brasil. Até 1968, o museu estava instalado no centro da cidade, sendo realocado para a Avenida Paulista naquele ano.

O projeto assinado por Lina Bo Bardi foi um marco da arquitetura no século XX. Feito de concreto e vidro, o edifício é suspenso por 4 pilares, o que culminou em um “vão livre” embaixo dele, que funciona como uma praça para a população.

No MASP, é possível encontrar obras importantes de artistas conhecidos mundialmente, como como Rafael, Botticelli, Van Gogh, Renoir, Picasso, Portinari, Di Cavalcanti, entre outros. Além das exposições, incluindo exposições temporárias, o MASP oferece uma variedade de atividades culturais, como cursos, palestras, oficinas e exibições de cinema.

Horário de funcionamento:

  • terça, das 10h às 20h (última entrada às 19h);
  • quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 18h).

Inhotim

Instituto Inhotim, em Brumadinho.

Um dos destinos culturais mais interessantes do Brasil, o Instituto Inhotim fica localizado em Brumadinho, a cerca de 60 km de distância de Belo Horizonte (MG), e é um dos centros de arte contemporânea a céu aberto do mundo.

Aberto para o grande público desde 2006, o complexo de Inhotim se encontra entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Os visitantes têm 140 hectares para admirar mais de 1860 obras de mais de 280 artistas de 43 artistas. Além disso tudo, o espaço conta ainda com mais de 4,3 mil espécies botânicas vindas de todos os continentes.

Ou seja, é preciso ter calma e mais de um dia para poder ver e conhecer tudo.

A beleza de Inhotim se traduz em números: 4 milhões de pessoas já passaram pelo museu de arte contemporânea e Jardim Botânico do complexo, onde também são realizados eventos culturais, shows, performances e atividades educacionais para públicos de todas as idades.

Horário de funcionamento:

  • de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30;
  • sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 17h30.

Museu de Arte Moderna (MoMA) – Nova York

O Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York

Um dos mais importantes museus de arte moderna do mundo, o MoMA, como é conhecido, foi fundado em 1929, por Abby Aldrich Rockefeller, Lillie P. Bliss e Mary Quinn Sullivan.

Nele, você pode encontrar o famoso quadro “Noite Estrelada”, do pintor holandês Vincent Van Gogh, além de obras de Picasso, Warhol, Pollock, Mondrian, entre outros artistas. O acervo é riquíssimo e possui quadros, esculturas, fotografias e filmes. Aliás, sua biblioteca de filmes chega a mais de 30 mil títulos!

Assim como outros museus, o MoMA possui exposições permanentes e temporárias, e também oferece programas educacionais para crianças, adultos e famílias, incluindo visitas guiadas, workshops, palestras e cursos.

Esse é um dos passeios imperdíveis em Nova York. Devido à sua localização, perto da Times Square, ele entra facilmente em qualquer roteiro de viagem de quem aprecia passeios culturais. Guarde algumas horinhas do seu dia para ir até lá para apreciar as obras.

Horário de funcionamento:

  • aberto todos os dias até às 17h30;
  • sábado: aberto até às 19h;
  • primeira sexta-feira de cada mês: aberto até às 20h.

Museu do Louvre – Paris

O museu mais conhecido da lista e também o mais visitado, o Louvre, está localizado em Paris, próximo ao rio Sena, e já foi uma fortaleza do século XII. Também foi residência real, onde abrigava diversas obras artísticas.

Em 1793, durante a Revolução Francesa, foi aberto ao público como museu.

O Louvre possui cerca de 38 mil obras de arte, entre elas, o famoso quadro da Mona Lisa, pintada por Leonardo da Vinci, e a escultura Vênus de Milo. Contudo, o acervo chega a mais de 300 mil itens. São 360 mil metros quadrados, sendo 72 mil deles em galerias de arte.

A Pirâmide do Louvre também merece atenção: encomendada em 1981, pelo então presidente François Mitterrand, possui 21 metros de altura e é toda feita de vidro e metal. Foi desenhada pelo arquiteto Ieoh Ming-Pei e entregue em 1989.

É facilmente um museu para o qual você pode despender vários dias da sua viagem, caso queira passear por tudo o que ele tem a oferecer. Porém, por ser um destino concorrido, é preciso ter paciência para as filas e multidão.

Horário de funcionamento:

  • segunda, quarta, quinta, sábado e domingo, das 9h às 18h;
  • sexta-feira, das 9h às 21h45;
  • fechado às terças-feiras.

Museu Britânico – Londres

O Museu Britânico, em Londres, por dentro.

O imponente Museu Britânico, em Londres, é um dos mais antigos do mundo: fundado em 1753, foi aberto ao público em 1759.

Com seus 92 mil metros quadrados e uma arquitetura neoclássica, o edifício possui um acervo de 7 milhões de peças do mundo todo, espalhadas em 4 alas (norte, sul, leste e oeste) e divididas em áreas: Américas, Grécia Antiga e Roma, Europa, Oriente Médio, Ásia, Egito e África.

É no Museu Britânico onde você pode encontrar a Pedra de Roseta, uma antiga inscrição egípcia que foi crucial para a decifração dos hieróglifos egípcios. Lá também está o busto de Ramesse II, sendo essa a maior escultura egípcia do museu, além de ser possível ver uma área com múmias e sarcófagos.

E uma vez no museu, é impossível não conhecer o Grande Átrio, no centro do museu, que possui um teto de cristal e colunas robustas, projetado pelo arquiteto Sir Norman Foster e inaugurado em 2000.

Com certeza, é um passeio imperdível para quem vai a Londres, ainda mais por ser gratuito!

Horário de funcionamento:

  • todos os dias, das 10h às 17h;
  • às sextas, das 10h às 20h30.

Museu do Prado – Madri

Museu do Prado, em Madri.

A princípio, o Museu Nacional do Prado, em Madri, foi desenhado para ser o Gabinete de Ciências Naturais, a pedido do rei Carlos III, em 1785.

Porém, o projeto do arquiteto Juan de Villanueva foi transformado em um museu por ordem do rei Fernando VII, impulsionado por sua esposa, a rainha Maria de Isabel de Bragança.

No início, a coleção consistia em obras pertencentes à realeza espanhola, tendo apenas 311 pinturas. Hoje, o acervo conta com mais de 34 mil itens, sendo o mais completo da arte espanhola entre os séculos XI e XVIII, inclusive os quadros “As Meninas”, de Velásquez, e o quadro “3 de maio de 1808”, de Goya.

Contudo, você ainda pode apreciar diversas obras de origem flamenca, italiana, alemã, francesa e inglesa.

O Museu do Prado ficou tão grande, graças ao aumento de sua coleção através de aquisições, doações e comissões de artistas que, em 2007, passou por uma expansão no seu espaço, projetada pelo arquiteto Rafael Moreno.

Se você gosta de arte e estiver em Madri, não deixe de conhecer o espaço. Como sempre, vá com tempo e tenha paciência para filas. Porém, não deixe de aproveitar e apreciar toda a beleza e história desse museu que carrega algumas das artes europeias mais importantes do mundo.

Horário de funcionamento:

  • de segunda a sábado, das 10h às 20h;
  • domingos e feriados, das 10 às 19h.

Museus do Vaticano – Roma

Os museus do Vaticano tiveram início com o Papa Nicolau V, que ordenou a construção da Basílica de São Pedro pelo arquiteto Bernardo Rosselino, em 1447.

Em 1471, o Papa Sisto IV pediu a construção da Capela Sistina, com pinturas de Sandro Botticelli e Pietro Pergugino.

Os museus, contudo, nasceram com o Papa Júlio II, no início do século XVI, quando transferiu sua coleção para a Corte Octogonal. Com o tempo, novas salas foram sendo construídas e, hoje, são 54 galerias, que abrigam um acervo de mais de 70 mil itens, inclusive obras de artistas renomados, como Rafael, Caravaggio, Michelangelo, Bernini e Leonardo da Vinci. De antiguidades clássicas a tesouros renascentistas e modernos, com certeza, este é um passeio inesquecível para quem vai a Roma.

Um prato cheio para quem gosta de turismo cultural, nos Museus do Vaticano você pode testemunhar as belezas dos afrescos de Michelangelo na Capela Sistina, incluindo o “Juízo Final”. Lá, há também a famosa “Laocoonte”, escultura do sacerdote troiano Laocoonte e seus dois filhos atacados por serpentes gigantes.

Além disso, a Pinacoteca Vaticana oferece um deleite para os amantes da pintura, com obras de mestres como Leonardo da Vinci, Caravaggio e Rafael, enquanto a Galeria de Mapas e a Galeria dos Candelabros proporcionam uma viagem visual através da história e da cultura.

Há muito para se ver nos museus (a Galeria dos Mapas e as Salas Rafael merecem destaque), ou seja, prepare-se para uma caminhada empolgante e muito bela.

Horário de funcionamento:

  • segunda a quinta, das 8h às 19h (última entrada às 17h);
  • sexta e sábado, das 8h às 20h (última entrada às 18h).

Turismo cultural

Quer conhecer os principais museus do mundo e muito mais? A VMZ leva você! Entre em contato com a nossa equipe e faça cotação para o destino dos seus sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *