Onde curtir o frio nas férias de julho no Brasil

Julho se aproxima, o que significa que, além do inverno, as férias também estão chegando. É momento de se planejar para curtir bons momentos, seja em família ou com a pessoa amada.

Há quem aproveite o período para fugir das baixas temperaturas – e há quem goste tanto do frio, que busca passar os dias em meio ao vento gelado e à neve. Se esse for o seu caso, aqui você encontra quatro opções de destinos com neve na América do Sul.

Contudo, se você já quer ficar no Brasil, temos mais três dicas de destinos para você curtir o clima gelado do inverno que vão além de Gramado.

Campos do Jordão

Na região da Serra da Mantiqueira, está localizada a “Suíça brasileira”, um apelido carinhoso dado a Campos do Jordão, graças ao frio e à arquitetura da cidade.

Destino certo para os casais apaixonados, Campos do Jordão também oferece atividades para toda a família. A começar pelo passeio pelo Parque Capivari, que conta com carrossel, mini trem, pedalinho, tirolesa, escalada e arvorismo. A área também conta com lojas e cafeterias.

Ali perto, você também pode ir a pé para o Boulevard Geneve, uma viela coberta por luzes e guarda-chuvas.

Boulevard Geneve, em Campos do Jordão

No Parque Capivari, aproveite para pegar o teleférico que conecta a cidade ao Morro do Elefante e confira uma vista incrível da cidade.

Para quem gosta de verde, vai gostar de passear pelos parques Amantikir, Parque Pico do Itapeva, a Ducha de Prata, o Bosque do Silêncio, o Tarundu e o Museu Felícia Leirner, onde as obras da artista que dá nome ao espaço se fundem à paisagem natural.

As crianças vão adorar o Parque da Floresta Encantada e ver os animais na Fazendinha Toriba. Não deixe de levá-las, também, para um passeio de Maria Fumaça e bondinho.

Já os casais, além de curtirem o clima romântico de Campos do Jordão, também podem desfrutar de um momento a dois especial pelo Romantik Dalen, um parque com atrações temáticas para celebrar o amor e renovar os votos.

É claro que, ao falarmos de frio, não dá para esquecer das várias chocolaterias que você vai encontrar (e das delícias que você vai degustar pelo caminho), além do fondue servido em diversos restaurantes. Para quem gosta de uma boa cerveja, é possível tomar uma na Baden Baden, uma cervejaria artesanal, onde você pode até visitar a fábrica.

Teleférico no Parque Capivari, Campos do Jordão

Campos do Jordão oferece uma diversidade de acomodações, por isso, é preciso verificar o que vale a pena para você e quem estiver junto. Se estiverem de carro, talvez a hospedagem nas montanhas seja mais atraente. Do contrário, ficar na região central vai permitir que vocês conheçam tudo a pé e de maneira rápida do que pelo trânsito intenso nessa época do ano.

Os chalés são opções românticas e combinam com a atmosfera da cidade, mas há também hotéis e pousadas para todos.

Julho é alta temporada em Campos, por isso, tenha isso em mente ao fazer suas reservas. Porém, é impossível não se apaixonar por esse cantinho gelado do Brasil.

Curitiba

Uma das capitais mais frias do país, Curitiba, no Paraná, oferece uma variedade de atrações turísticas, de hospedagem e gastronomia. Leve seu casaco, como aconselhariam nossas mães, e aproveite a cidade!

Comece o dia pelo Largo da Ordem, no centro histórico de Curitiba, onde todo domingo, das 9h às 14h, acontece uma feira de artesanato bem conhecida ao ar livre, onde você também pode se deliciar com os pratos locais.

Nos outros dias, você pode passear a pé pelas charmosas ruas de paralelepípedos do centro histórico e conhecer a Casa Romário Martins, o Memorial de Curitiba, o Paço da Liberdade, a Igreja da Ordem, a Praça Tiradentes e o Bar do Alemão.

Não deixe de conferir o Passeio Público, o parque mais antigo da cidade, e aproveite para ver o Memorial Árabe, logo ao lado.

Ainda em Curitiba, não deixe de ir ao famoso Jardim Botânico, inaugurado em 1991, cujos jardins com canteiros geométricos foram inspirados no estilo francês. Também ali, você conhece a estufa de vidro e metal, o cartão-postal da cidade.

Jardim Botânico de Curitiba. Foto de Eduardo Grosskopf
Jardim Botânico de Curitiba. Foto de Eduardo Grosskopf

Com 458 m², ela abriga espécies da Mata Atlântica, que cobre a Serra do Mar e a planície litorânea do Paraná, e uma fonte d’água. Na região, conheça o Museu Botânico Municipal e o Jardim das Sensações.

Outras atrações são os Parques Barigui, Tanguá, Bosque do Alemão, além da Universidade Federal do Paraná, a Universidade do Meio Ambiente e, claro, a Ópera de Arame. Se você quer ver a cidade do alto, não perca a Torre Panorâmica. Para quem é fã de turismo cultural, o Museu Oscar Niemeyer é uma ótima pedida.

É possível, também, passear por todos os pontos turísticos de Curitiba pela Linha Turismo, que percorre 26 pontos turísticos de Curitiba em um ônibus de dois andares.

Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Foto de: Eduardo Grosskopf
Museu Oscar Niemeyer. Foto de: Eduardo Grosskopf

E se estiver com tempo, o passeio de trem até Morretes, cidade no litoral do Paraná, é imperdível! As paisagens são deslumbrantes e a experiência vai ficar na memória!

A capital do Paraná conta com diversos tipos de hospedagens acessíveis a todos os bolsos. Hotéis no Centro Histórico facilitam o passeio a pé, enquanto no bairro do Batel oferecem uma localização mais refinada.

Vamos fazer as malas?

Monte Verde

Para quem gosta de um contato maior com a natureza, Monte Verde, tem tudo para agradar – especialmente aos casais.

Isso porque as hospedagens com lareira, hidromassagem e as lindas paisagens fazem um convite especial para o romance nessa cidade ao sul de Minas Gerais.

Porém, o destino também pode ser aproveitado por todos, já que oferece atividades para todos os públicos.

Em Monte Verde, não deixe de lado as trilhas Pedra Redonda, Chapéu do Bispo, Pinheiro Verde e Platô.

Malka Bar, em Monte Verde

Para quem quer um pouco mais de aventura, na Fazenda Radical, você pode ir na Mega Tirolesa, que, na verdade, são duas, uma de ida com 500 metros de extensão e a outra com 550 metros de extensão, ambas a mais de 70 metros de altura. Há, também, uma tirolesa para crianças.

O local oferece ainda outras atividades, como arvorismo, parede de escaladas, arco e flecha, um passeio de quadriciclo e uma escola de falcoaria.

Mas se você prefere um passeio com menos emoção, o Parque Oschin permite que você relaxe em meio à natureza, onde se encontram nascentes, aves e araucárias em um cenário exuberante.

Monte Verde conta também com uma pista de patinação no gelo, com 200 metros quadrados de gelo. Se você não sabe patinar, nada tema: instrutores podem ajudar você a dar o primeiro passo. Ou seja, a diversão está garantida!

Ice Bar, em Monte Verde

Ali perto, há o Ice Bar, onde você é recebido por temperaturas abaixo de zero e por um grosso casaco.

Em Monte Verde você ainda pode comer muito bem, claro! A cidade conta com fábricas de chocolate e ótimos restaurantes, além de uma destilaria.

As hospedagens ficam mais cheias em julho, justamente devido às baixas temperaturas. Por isso, faça sua reserva com antecedência e curta o clima frio com a família ou o seu amor nesse destino para lá de especial!

Quero viajar

Ficou interessado em conhecer Campos do Jordão, Curitiba e Monte Verde? A VMZ Viagens pode ajudar você a planejar suas férias e garantir que você tenha momentos incríveis para relaxar e distrair a cabeça.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma cotação:

Quero conversar com um agente da VMZ!

Uma resposta para “Onde curtir o frio nas férias de julho no Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *