Dia do Livro: obras para despertar sua vontade de conhecer o mundo

No dia 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro, uma data que ressalta a importância da leitura na vida humana. Essa atividade mantém o cérebro ativo, auxilia na concentração e estimula a imaginação.

Livros sobre viagens não apenas contribuem para o desenvolvimento dessas habilidades, como também acabam despertando aquele wanderlust, ou em bom português, o desejo de viajar. Afinal, quem não fica animado ao pensar nas próximas férias?

Para celebrar o Dia Mundial do Livro, aqui vão algumas dicas de leituras interessantes para inspirar, despertar ou ampliar a sua vontade de viajar.

“Livre”, de Cheryl Strayed

"Livre", livro de Cheryl Strayed

Aos 22 anos, Cheryl Strayed perdeu a mãe de maneira repentina. A partir daí, ela entrou numa espiral de autodestruição, que culminou em um divórcio e vício em drogas. Com a vida em ruínas, ela decide caminhar cerca de 1.800 quilômetros, da Califórnia ao Oregon, pela Pacific Crest Trail, em busca de si mesma.

O livro traz um relato emocionante dos desafios vivenciados, físicos e emocionais, que levaram a mulher em uma jornada de autoaceitação e de cura. A obra também já virou filme, interpretado por Reese Witherspoon, e está disponível na Netflix.

“Comer, Rezar, Amar”, de Elizabeth Gilbert

"Comer, Rezar, Amar", livro de Elizabeth Gilbert

Elizabeth Gilbert era uma mulher que parecia ter a vida perfeita, com um casamento e uma carreira bem-sucedidos. Porém, a escritora estava angustiada e perdida nas próprias escolhas que fizera.

Depois do divórcio e de mais um relacionamento infeliz, Elizabeth decide sair à procura de si fazendo o que sempre amou: viajando. Os destinos escolhidos por ela são a Itália, a Índia e a Indonésia, onde cada lugar vai ajudá-la a reencontrar-se e fazer as pazes consigo mesma e com o seu passado. “Comer, Rezar, Amar” é outra obra literária que também virou filme (Netflix), este estrelado por Julia Roberts, e incentivou várias mulheres a viajarem e se encontrarem pelo caminho.

Laowai: Histórias de uma Repórter Brasileira na China”, de Sônia Bridi

"Laowai", livro de Sônia Bridi

Neste livro, a repórter da Rede Globo, Sônia Bridi, narra o período em que ela e o marido, o também repórter Paulo Zero, moraram na China, sendo pioneiros na cobertura latino-americana naquele país.

“Laowai” (em português, “estrangeiro”) é um misto de reportagem e relato biográfico sobre os dois anos em que o casal esteve do outro lado do planeta com o filho de três anos. Do choque cultural às diversas transformações que o país passou, esta é uma leitura interessante e cativante.

“Cem Dias Entre Céu e Mar”, de Amyr Klink

"Cem Dias Entre Céu e Mar", livro de Amyr Klink

Escrito pelo navegador brasileiro Amyr Klink, o livro narra a viagem solitária do autor em um barco a remo entre Brasil e África do Sul, por cerca de 6.000 quilômetros em um total de 100 dias.

As palavras de Amyr levam o leitor a um relato de muita coragem, desafios dos mais variados e suas reflexões sobre a vida e o ser humano em meio à solidão oceânica.

“Na Natureza Selvagem”, de Jon Krakauer

"Na Natureza Selvagem", livro de Jon Krakauer

Se você já ouviu a frase “a felicidade só é real quando compartilhada”, saiba que ela é de Christopher McCandless, um jovem que existiu de verdade, que abandonou a família e sua vida confortável depois de se formar na faculdade.

Ao abrir mão de tudo que tem, ele parte para o Alasca em uma jornada de autodescoberta e de uma vida mais simples e distante das convenções sociais e materiais. No meio do caminho, ele adota o nome Alexander Supertramp e conhece novas pessoas, que o ajudam em seu percurso. O livro de Jon Krakauer também aborda as consequências das escolhas de Supertramp para sua família.

“Na Natureza Selvagem” virou filme, em 2007, protagonizado por Emile Hirsch (disponível na Netflix).

“Mas Você Vai Sozinha?”, de Gaia Passarelli

"Mas Você Vai Sozinha?", livro de Gaia Passarelli

Gaia Passarelli reconta no livro suas histórias viajando sozinha por diversos cantos do mundo. Afinal, qual mulher nunca ouviu a pergunta que dá título à obra ao fazer igual sem companhia?

Ao longo das páginas, a autora aborda o medo, a solidão e a liberdade de bancar sua escolha e fazer o que tem vontade, além dos encontros com pessoas que surgiram em sua jornada solitária, mas empoderadora.

Não Conta Lá em Casa”, de André Fran

"Não Conta Lá em Casa", André Fran

Livro do jornalista André Fran, que apresentava um programa de TV com mesmo nome da obra literária, ele escreve sobre suas experiências pelos locais onde a série foi gravada. Os relatos mais interessantes são sobre países não muito convencionais, como a Somália, o Afeganistão, a Coréia do Norte e Tuvalu.

André escreve com cuidado e bom humor, trazendo diversas histórias interessantes sobre choques culturais, experiências gastronômicas inusitadas, além dos bastidores do programa de televisão.

“Diários de Bicicleta”, de David Byrne

"Diários de Bicicleta", livro de David Byrne

Neste livro, o vocalista da banda Talking Heads relata reflexões pessoais e observações culturais que teve ao andar de bicicleta em diversos países. Sobre a magrela, ele analisa a importância deste meio de transporte para a o espaço urbano e a mobilidade, além de ser uma saída sustentável para o futuro do planeta.

“A Caminho do Atacama”, de Rômulo Provetti

"A Caminho do Atacama", de Rômulo Provetti

Mais de 10.500 quilômetros percorridos em 24 dias em cima de uma moto. Esses são os números da viagem que Rômulo Provetti realizou de Belo Horizonte até o Deserto do Atacama, no Chile.

No livro, o autor narra toda a sua experiência, as paisagens visitadas e dá dicas para quem partilha do mesmo desejo de se aventurar pelas estradas sobre duas rodas.

“Viajar: Eu Preciso!”, de Mayke Moraes

'Viajar: Eu Preciso", de Mayke Moraes

Quem nunca pensou em viver a vida viajando sem destino? Mayke Moraes teve esse sonho realizado e fez o relato no interessante “Viajar: Eu Preciso”, onde divide com o leitor suas experiências nos mais diversos cantos do mundo, descobrindo novas culturas, línguas, pessoas, sabores e cheiros.

São aventuras incríveis e que merecem ser lidas e compartilhadas por aqueles que também sonham em acordar em um lugar diferente a cada dia.

Você já leu algum desses livros? Compartilha com a VMZ Viagens nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *