Para onde fugir do frio nas férias de julho no Brasil

Julho marca o início do inverno no Hemisfério sul. Ou seja, em breve, os dias serão mais curtos e será hora de tirar as cobertas e os casacos do armário. Esse é o mês em que muitas famílias saem de férias e, enquanto algumas aproveitam para curtir as baixas temperaturas, tem quem prefira fugir do frio.

Se você é do time que curte o clima gelado, clique aqui para conferir algumas dicas de destinos brasileiros para conhecer em julho. Agora, se você prefere o calor, temos três sugestões para você levar roupas leves e protetor solar.

Vale ressaltar que, por ser época de baixa temporada, você ainda vai conseguir economizar nas passagens e na hospedagem. Dá uma olhada nas dicas nesses destinos para as férias de julho!

Recife

Capital do frevo e um dos melhores destinos brasileiros para o Carnaval, Recife é também uma ótima opção para quem curtir as férias de julho, um lugar com uma rica história e cena cultural vibrante.

Conheça o Centro Histórico do Recife a partir do Marco Zero, local onde a cidade começou ainda no século XVI. Ainda na região, aproveite para explorar a Torre Malakoff, monumento construído em 1855 e tombado pelo Iphan, e um espaço cultural dedicado à música e à fotografia. Aos domingos, é possível conhecer o observatório do local.

Por perto, ainda há o Paço do Frevo, um museu dedicado ao ritmo recifense considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade; e o Museu Cais do Sertão, que faz uma homenagem à cultura e a história do sertão nordestino.

Capela Dourada, em Recife, para visita em julho.

Não perca a charmosa Rua do Bom Jesus, com seus casarões antigos e considerada a 3ª rua mais bonita do mundo pela revista Architectural Digest. A famosa Capela Dourada, do século 18, com decoração barroca e, claro, muito ouro, é outro passeio imperdível de Recife.

Um pouco à frente, o Parque de Esculturas de Francisco Brennand, um museu ao ar livre vai garantir um passeio de encher os olhos. E já que o nome do famoso artista plástico recifense surgiu, é de se colocar no roteiro a Oficina Ricardo Brennand e o Instituto Ricardo Brennand, centros culturais importantíssimos para o Recife.

O Marco Zero, em Recife, visto de cima. Conheça durante as férias de julho.

E as praias? Boa Viagem, a mais famosa, merece ser vista, mas cuidado: respeite a sinalização indicada para nadar, pois há ataques de tubarão na região.

Não deixe de conhecer Olinda, logo ao lado, e a Praia dos Carneiros, cheia de piscinas naturais, e Porto de Galinhas, uma praia que vai aquecer seu coração e descansar sua mente.

O Recife visto de cima. Conheça a cidade em julho.

Recife também conta com uma rede hoteleira bem estruturada e opções gastronômicas fantásticas. Se você é de Ribeirão Preto, há voos diretos para a capital do Pernambuco. Saiba mais sobre eles aqui.

Fortaleza

Fundada em 1726, Fortaleza, capital do Ceará, é outro refúgio para quem busca fugir do frio durante o mês de julho. A “Terra do Sol”, como é conhecida, conta com diversos hotéis, que atendem todos os bolsos, além de belíssimas praias e atrações.

No centro da cidade, conheça o Museu do Ceará e o Theatro José de Alencar, inaugurado em 1910, possui arquitetura ao estilo art nouveau e oferece visitas guiadas muito bacanas para quem quer conhecer um dos marcos de Fortaleza.

O Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Visite o teatro durante as férias de julho.

Não longe dali, estão a Estação das Artes, a Catedral de Fortaleza e o Mercado Central, onde você pode fazer um passeio de compras de artesanatos e lembrancinhas, além de comer comidas típicas.

Em seguida, você pode encontrar o Centro Dragão de Arte e Cultura, um centro de cultura e lazer, e cartão-postal de Fortaleza. O local abriga museus, um planetário, um cinema e um teatro, além de ser um espaço para shows e eventos. Ao anoitecer, a região ganha uma nova vida com os bares e muita música.

Já na Praia de Iracema, você encontra a estátua de Iracema Guardiã, uma homenagem do artista cearense Zenon da Cunha Mendes Barreto ao escritor José de Alencar. Uma vez no local, aproveite para caminhar e ver o pôr do sol na Ponte dos Ingleses ou no Espigão da João Cordeiro.

Monumento de Iracema Guardiã, em Fortaleza.

Esta é uma boa região para se hospedar, mas assim como nas praias de Mucuripe e Meireles, não é própria para banho. Contudo, caminhar pelo calçadão da Avenida Beira Mar é uma boa pedida para atividades ao ar livre e beber algo gelado.

Também nesta avenida, em Meireles, acontece a Feira de Artesanato da Beira Mar, com muitas barraquinhas e itens para você olhar e levar para casa.

Em Mucuripe, um programa interessante é o Mercado dos Peixes, onde os mais variados frutos-do-mar são vendidos e onde se pode até fazer uma pausa para o almoço.

Espigão João Cordeiro, em Fortaleza.

Para aproveitar a praia, a recomendação é a Praia do Futuro, que serviu de cenário para o filme de mesmo nome, estrelado pelo ator Wagner Moura, de 2014.

Se tiver mais tempo, visite as praias próximas à Fortaleza: Canoa Quebrada, a Praia do Morro Branco, Lagoinha, Cumbuco e, claro, Jericoacoara. Esta última, contudo, vale a pena o pernoite, por conter várias atividades para toda a família. Também perto da capital, em Aquiraz, leve a criançada no Beach Park, um complexo com resort e parque temático que vale a pena.

Deu vontade de conhecer Fortaleza? Assim como Recife, a cidade também conta com voo direto de Ribeirão Preto. Confira aqui.

João Pessoa

“Jampa”, apelido carinhoso para a capital da Paraíba, é outro destino no Nordeste que merece a sua visita ao fugir das baixas temperaturas de julho. Não só isso, é uma cidade com um ótimo custo-benefício, o que vai deixar suas férias ainda mais em conta.

Uma curiosidade interessante sobre João Pessoa é que se trata do ponto mais oriental das Américas e onde o sol nasce primeiro no continente.

No centro de Jampa, o Museu da Cidade se encontra na Praça da Independência, no mesmo lugar onde residiu o então presidente da Paraíba, João Pessoa, que deu nome à capital. O edifício reúne em seu acervo a história da cidade e possui uma estrutura interativa.

Passeie também pelo Centro Histórico, um espaço com casarões, várias construções antigas, cuja arquitetura que misturam o barroco, o rococó e o art-nouveau, além de antigos e coloridos casarões. Não deixe de conferir, também, o antigo Hotel Globo e o Teatro Santa Roza.

Casarões antigos em João Pessoa. A cidade fica linda durante o mês de julho.

Nesta mesma região, está o Centro Cultural São Francisco, muito bem conservado, que abriga a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, o Museu de Arte Sacra e a Capela Dourada.

João Pessoa também conta com uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer: a Estação Cabo Branco, um espaço voltado para a arte, ciência e tecnologia. Ali perto, veja o Farol do Cabo Branco, que possui três projeções pontiagudas interessantes e rende uma boa foto!

Estação Cabo Branco e o Farol de Cabo Branco, em João Pessoa.

Agora, se você quer curtir as praias, as praias de Cabo Branco é uma das mais conhecidas, na Orla de Tambaú, um dos melhores lugares para você se hospedar na cidade. Além dela, as praias de Bessa, Manaíra e Coqueirinho são ótimas.

Não deixe de subir nos catamarãs e aproveitar as piscinas naturais de Picãozinho para nadar com os peixes coloridos. Esse meio de transporte também te leva, quando a maré estiver baixa, para a Ilha de Areia Vermelha. Por isso, fique de olho nas fases da lua para conseguir fazer o passeio. Imagine viver tudo isso durante o mês de julho!?

Praia de Cabo Branco, em João Pessoa.

Há muito mais para se ver em João Pessoa, mas aqui já tem um gostinho de tudo que você vai ver nessa cidade que é uma das mais importantes do Nordeste. Há voos direto de Ribeirão Preto; saiba mais aqui.

Qual destino te interessou mais? Quer um post dedicado a algum deles? Conte nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *