A acessibilidade nos parques temáticos é um assunto sério em Orlando. A cidade, no coração da Flórida, se orgulha de ser um destino onde todos – de moradores a visitantes – podem realizar sonhos e viver momentos mágicos. Afinal, a diversão é para todos!
Cada parque em Orlando possui suas próprias políticas e medidas de acessibilidade, garantindo que pessoas com deficiência possam desfrutar de uma experiência completa e criar memórias especiais.
Aqui no blog, já falamos sobre a acessibilidade nos parques temáticos de Orlando. Porém, de lá para cá, algumas atualizações foram feitas, e reunimos todas as novidades para você. Neste texto, você vai conhecer as políticas de acessibilidade dos seguintes complexos:
Continue a leitura e confira as iniciativas de cada parque para tornar suas experiências inclusivas e acessíveis.
Walt Disney World Resort
O complexo da Disney, na Flórida, oferece diversos serviços para pessoas com deficiência, inclusive o Disability Access Service (DAS), voltado para pessoas que, devido a uma condição preexistente, não conseguem esperar longos períodos em filas convencionais.
Esse serviço não é um fura-filas; ele permite que o visitante aguarde o tempo necessário de forma virtual, em qualquer outra área do parque. Assim, ele pode retornar à atração no horário indicado e aproveitar a experiência normalmente.
Por exemplo: se a atração Peter Pan’s Flight tiver uma espera de 50 minutos, você pode sair da fila e retornar após 50 minutos para curtir a atração, que é acessada pela entrada da Lightning Lane.
Quem está elegível para o DAS?
O serviço é destinado a visitantes que possuam deficiências de desenvolvimento, como autismo ou alguma condição similar.
Vale acrescentar que pessoas que fazem uso de cadeira de rodas ou que tenham alguma restrição visual não têm direito ao DAS, pois grande parte das filas e atrações são acessíveis com rampas, elevadores e recursos para compreensão do show/brinquedo.
Além disso, cada caso é observado individualmente e não é necessário apresentar um laudo que ateste a condição do visitante.
Como solicitar o DAS?
Para solicitar o DAS, o visitante deve conversar via chamada de vídeo com um Cast Member, entre 2 e 30 dias antes da visita ao primeiro parque, quando será registrado para o programa. Na ocasião, serão decididos quais serviços serão apropriados para acomodar as necessidades do visitante aos parques, o que inclui o DAS.
A entrevista é feita apenas em inglês, entre 8h e 21h do horário de Brasília (entre 7h e 20h, da Costa Leste dos EUA). Você pode realizá-la clicando aqui (mude o site para o inglês)!
Caso o DAS seja aprovado, uma foto será tirada do solicitante, que poderá adicionar mais 3 pessoas ao seu grupo, totalizando 4 visitantes. É importante vincular o ingresso de cada membro do grupo.
Uma vez registrado, o serviço é válido pela duração do ingresso ou até 240 dias, o que ocorrer primeiro. Após esse período, será preciso se registrar novamente.
Importante: Os visitantes dos parques de Orlando não terão a opção de bate-papo presencial para solicitar o DAS. Na chegada ao parque, quem quiser solicitar o serviço, será encaminhado para um local com acesso a um tablet para realizar o chat virtual.
Como obter o horário de retorno
O passo a passo é bem simples: baixe o app My Disney Experience (MDE) no celular e faça o login na sua conta. Ao selecionar o parque temático, um botão DAS será liberado e você poderá solicitar seu 1º horário de retorno. Em seguida:
- Toque no menu ( ≡ ) na parte inferior da tela;
- Procure pelo DAS e clique no botão;
- Selecione a atração desejada;
- Finalize o processo.
Assim que der o horário, ao chegar na entrada da atração, o visitante registrado e seu grupo serão direcionados para uma fila alternativa, para que todos possam aproveitar a atração.
Ao sair, há uma janela de espera de 10 minutos para que você possa fazer sua próxima seleção.
O DAS também é utilizado nos parques da Califórnia com algumas diferenças.
Recursos disponíveis nos parques
- Deficiência cognitiva: programa DAS, áreas tranquilas para descanso, lista com detalhes das experiências sensoriais que os parques possuem. Clique e saiba mais.
- Deficiência Auditiva: intérpretes ASL, monitores com legendas e muito mais. Clique e saiba mais.
- Deficiência Visual: scripts em letras grandes e braile dos shows ao vivo. Clique e saiba mais.
- Deficiência física: vagas, elevadores, rampas, quartos acessíveis e muito mais. Clique e saiba mais.
- Animais de Serviço: canis disponíveis nas atrações e áreas para alívio. Clique e saiba mais.
Guias para consulta
Listas e mapas para planejamento da visita.
- Guia Geral | Clique e saiba mais.
- Animal Kingdom | Clique e saiba mais.
- EPCOT | Clique e saiba mais.
- Hollywood Studios | Clique e saiba mais.
- Magic Kingdom | Clique e saiba mais.
Universal Orlando Resort
No Universal Orlando Resort também há políticas próprias para garantir que seus parques possam oferecer um ambiente inclusivo e experiências acessíveis para todos.
Uma dessas medidas é o Individual Accessibility Card (IAC), um programa do International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (IBCCES), cuja organização oferece treinamento e certificação para profissionais que trabalham com indivíduos dentro do espectro autista e pessoas com outras condições cognitivas.
Dessa maneira, o IAC ajuda a identificar as acomodações necessárias e a agilizar o processo em parques e atrações, para que todos possam aproveitar ao máximo seu dia no parque.
Quem está elegível para o IAC?
Qualquer indivíduo que necessite de acomodação pode se registrar nesse sistema.
São exemplos de necessidades ou solicitações de acomodações incluem, mas não estão limitados a:
- Não pode ficar na fila por um longo período;
- Requer cinto de segurança ou outros suportes;
- Sensibilidades sensoriais;
- Acesso para cadeira de rodas;
- Restrições físicas ou de mobilidade;
- Requer assistência visual ou orientação;
- Necessidades alimentares especiais.
Vale notar que o IAC não garante nenhum benefício ou acomodação, pois isso fica a critério exclusivo do complexo de parques. Cada caso é avaliado individualmente.
Como solicitar o IAC?
É preciso preencher um formulário on-line e encaminhar uma documentação pelo site do IBCCES, dentro de 30 dias ou, no máximo, 2 dias antes da visita ao primeiro parque. Solicite clicando aqui!
Importante: o IBCCES não exige nem pede aos visitantes que revelem sua condição ou diagnóstico médico ou psicológico.
Assim que todos os requisitos forem preenchidos, um Team Member da Universal Orlando entrará em contato para discutir a solicitação e fornecer a acomodação ideal.
Como obter o horário de retorno
Diferente da Disney, o horário de retorno é solicitado presencialmente. Esse serviço é voltado exclusivamente para os visitantes cuja deficiência os impeça de esperar na fila de atração convencional.
Caso o visitante seja aprovado no IAC, ele receberá o Attraction Assistance Pass (AAP). A seguir, ele deve apresentar o cartão ao Team Member na entrada da atração desejada. Depois, será estabelecido um horário específico para que ele retorne. Ao ser notificado da liberação, o visitante deve apresentar o passe para ser direcionado para uma fila alternativa.
Importante: qualquer membro do grupo pode obter um horário de retorno, mas o visitante registrado no IAC também deve estar presente para curtir a atração quando chegar a hora do retorno.
Recursos disponíveis nos parques
- Deficiência Cognitiva: Quiet Room no Universal Studios Florida, um espaço “seguro, silencioso e de baixa estimulação”. Disponível para uso de até 30 min. Clique e saiba mais.
- Deficiência Auditiva: Intérpretes ASL, monitores com legendas e muito mais. Clique e saiba mais.
- Deficiência Visual: Scripts em letras grandes e braille dos shows ao vivo. Clique e saiba mais.
- Cadeiras de Rodas/ ECVs: Vagas, elevadores, rampas, quartos acessíveis e muito mais. Clique e saiba mais.
- Animais de Serviço: Canis disponíveis nas atrações e áreas para alívio. Clique e saiba mais.
Guias para consulta
Listas e mapas para planejamento da visita.
- Universal Studios Florida | Clique e saiba mais.
- Universal Islands of Adventure | Clique e saiba mais.
- Universal Volcano Bay | Clique e saiba mais.
SeaWorld Orlando
O SeaWorld Orlando e suas regras quer tornar o parque um local seguro e acolhedor para todas as pessoas.
Pensando nisso, foi criado o Ride Accessibility Program, ou RAP, cujo serviço permite que todos os visitantes possam aproveitar o parque, de acordo com as medidas de segurança de cada atração, designadas de acordo com o fabricante de cada uma delas.
Para participar do RAP, os visitantes devem ir até o Guest Services, logo na entrada do parque. Todos receberão uma lista de atrações que poderão participar.
Outro programa é o Special Access, projetado para permitir que os visitantes desfrutem de atrações selecionadas sem esperar na fila convencional, caso apresentem dificuldade por conta de uma condição preexistente.
Os visitantes serão colocados em uma fila virtual que equivale ao tempo de espera estimado na respectiva atração, podendo aproveitar o parque enquanto não são chamados para entrar. O grupo que estiver acompanhando a pessoa com deficiência também terá direito ao acesso especial.
Quiet Room
O SeaWorld Orlando, assim como os outros parques da United Parks (Busch Gardens, Discovery Cove, Aquatica e Adventure Island) contam com um Quiet Room.
Esse é um espaço para aqueles que precisam de algum tempo de silêncio e alívio da estimulação sensorial durante o dia de parque. O Quiet Room funciona por ordem de chegada e você pode encontra-lo nos seguintes locais:
- SeaWorld Orlando: à direita do Guest Services (próximo à entrada do parque) e dentro do Child Care Center no Vila Sésamo;
- Discovery Cove: próximo ao First Aid;
- Aquatica: perto da Kata’s Kookaburra Cove (também funciona como uma enfermaria).
Guias para Visitantes com Deficiência
Para ver uma lista de requisitos e acomodações para todas as atrações, consulte o guia de cada parque temático:
- SeaWorld | Clique e saiba mais.
- Busch Gardens | Clique e saiba mais.
- Aquatica | Clique e saiba mais.
- Discovery Cove | Clique e saiba mais.
- Adventure Island | Clique e saiba mais.
LEGOLAND Florida
Todas as lojas, restaurantes, shows e a maioria das atrações do LEGOLAND são acessíveis e seguem a legislação americana, que proíbe discriminação contra pessoas com deficiência.
Para melhor acomodar seus visitantes, o parque oferece o Hero Pass, um passe destinado a visitantes que têm dificuldade em esperar na fila. Ele é válido para um grupo de até 6 pessoas — incluindo o solicitante — e funciona de forma semelhante aos programas de outros parques: um horário é reservado para que o visitante e seu grupo possam aproveitar outras atrações até o momento de retornar à fila.
O Hero Pass pode ser retirado no Guest Services, próximo à entrada do parque. Vale lembrar que a concessão do passe é feita a critério da equipe do LEGOLAND Florida Resort e pode ser revogada a qualquer momento, caso os termos sejam violados.
Guia para Visitantes com Deficiência
Para ver uma lista de requisitos e acomodações para todas as atrações, consulte o guia de cada parque temático:
- LEGOLAND Florida | Clique e saiba mais.
Saiba mais sobre acessibilidade nos parques da Flórida
Se você ainda não estiver em dúvidas ou quiser saber mais sobre acessibilidade nos parques temáticos, entre em contato com a VMZ Viagens.
Nosso time é especialista em Orlando e saberá como ajudar a tornar a sua experiência ainda mais mágica.
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