Julho marca o início do inverno no Hemisfério sul. Ou seja, em breve, os dias serão mais curtos e será hora de tirar as cobertas e os casacos do armário. Esse é o mês em que muitas famílias saem de férias e, enquanto algumas aproveitam para curtir as baixas temperaturas, tem quem prefira fugir do frio.
Se você é do time que curte o clima gelado, clique aqui para conferir algumas dicas de destinos brasileiros para conhecer em julho. Agora, se você prefere o calor, temos três sugestões para você levar roupas leves e protetor solar.
Vale ressaltar que, por ser época de baixa temporada, você ainda vai conseguir economizar nas passagens e na hospedagem. Dá uma olhada nas dicas nesses destinos para as férias de julho!
Recife
Capital do frevo e um dos melhores destinos brasileiros para o Carnaval, Recife é também uma ótima opção para quem curtir as férias de julho, um lugar com uma rica história e cena cultural vibrante.
Conheça o Centro Histórico do Recife a partir do Marco Zero, local onde a cidade começou ainda no século XVI. Ainda na região, aproveite para explorar a Torre Malakoff, monumento construído em 1855 e tombado pelo Iphan, e um espaço cultural dedicado à música e à fotografia. Aos domingos, é possível conhecer o observatório do local.
Por perto, ainda há o Paço do Frevo, um museu dedicado ao ritmo recifense considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade; e o Museu Cais do Sertão, que faz uma homenagem à cultura e a história do sertão nordestino.

Não perca a charmosa Rua do Bom Jesus, com seus casarões antigos e considerada a 3ª rua mais bonita do mundo pela revista Architectural Digest. A famosa Capela Dourada, do século 18, com decoração barroca e, claro, muito ouro, é outro passeio imperdível de Recife.
Um pouco à frente, o Parque de Esculturas de Francisco Brennand, um museu ao ar livre vai garantir um passeio de encher os olhos. E já que o nome do famoso artista plástico recifense surgiu, é de se colocar no roteiro a Oficina Ricardo Brennand e o Instituto Ricardo Brennand, centros culturais importantíssimos para o Recife.

E as praias? Boa Viagem, a mais famosa, merece ser vista, mas cuidado: respeite a sinalização indicada para nadar, pois há ataques de tubarão na região.
Não deixe de conhecer Olinda, logo ao lado, e a Praia dos Carneiros, cheia de piscinas naturais, e Porto de Galinhas, uma praia que vai aquecer seu coração e descansar sua mente.

Recife também conta com uma rede hoteleira bem estruturada e opções gastronômicas fantásticas. Se você é de Ribeirão Preto, há voos diretos para a capital do Pernambuco. Saiba mais sobre eles aqui.
Fortaleza
Fundada em 1726, Fortaleza, capital do Ceará, é outro refúgio para quem busca fugir do frio durante o mês de julho. A “Terra do Sol”, como é conhecida, conta com diversos hotéis, que atendem todos os bolsos, além de belíssimas praias e atrações.
No centro da cidade, conheça o Museu do Ceará e o Theatro José de Alencar, inaugurado em 1910, possui arquitetura ao estilo art nouveau e oferece visitas guiadas muito bacanas para quem quer conhecer um dos marcos de Fortaleza.

Não longe dali, estão a Estação das Artes, a Catedral de Fortaleza e o Mercado Central, onde você pode fazer um passeio de compras de artesanatos e lembrancinhas, além de comer comidas típicas.
Em seguida, você pode encontrar o Centro Dragão de Arte e Cultura, um centro de cultura e lazer, e cartão-postal de Fortaleza. O local abriga museus, um planetário, um cinema e um teatro, além de ser um espaço para shows e eventos. Ao anoitecer, a região ganha uma nova vida com os bares e muita música.
Já na Praia de Iracema, você encontra a estátua de Iracema Guardiã, uma homenagem do artista cearense Zenon da Cunha Mendes Barreto ao escritor José de Alencar. Uma vez no local, aproveite para caminhar e ver o pôr do sol na Ponte dos Ingleses ou no Espigão da João Cordeiro.

Esta é uma boa região para se hospedar, mas assim como nas praias de Mucuripe e Meireles, não é própria para banho. Contudo, caminhar pelo calçadão da Avenida Beira Mar é uma boa pedida para atividades ao ar livre e beber algo gelado.
Também nesta avenida, em Meireles, acontece a Feira de Artesanato da Beira Mar, com muitas barraquinhas e itens para você olhar e levar para casa.
Em Mucuripe, um programa interessante é o Mercado dos Peixes, onde os mais variados frutos-do-mar são vendidos e onde se pode até fazer uma pausa para o almoço.

Para aproveitar a praia, a recomendação é a Praia do Futuro, que serviu de cenário para o filme de mesmo nome, estrelado pelo ator Wagner Moura, de 2014.
Se tiver mais tempo, visite as praias próximas à Fortaleza: Canoa Quebrada, a Praia do Morro Branco, Lagoinha, Cumbuco e, claro, Jericoacoara. Esta última, contudo, vale a pena o pernoite, por conter várias atividades para toda a família. Também perto da capital, em Aquiraz, leve a criançada no Beach Park, um complexo com resort e parque temático que vale a pena.
Deu vontade de conhecer Fortaleza? Assim como Recife, a cidade também conta com voo direto de Ribeirão Preto. Confira aqui.
João Pessoa
“Jampa”, apelido carinhoso para a capital da Paraíba, é outro destino no Nordeste que merece a sua visita ao fugir das baixas temperaturas de julho. Não só isso, é uma cidade com um ótimo custo-benefício, o que vai deixar suas férias ainda mais em conta.
Uma curiosidade interessante sobre João Pessoa é que se trata do ponto mais oriental das Américas e onde o sol nasce primeiro no continente.
No centro de Jampa, o Museu da Cidade se encontra na Praça da Independência, no mesmo lugar onde residiu o então presidente da Paraíba, João Pessoa, que deu nome à capital. O edifício reúne em seu acervo a história da cidade e possui uma estrutura interativa.
Passeie também pelo Centro Histórico, um espaço com casarões, várias construções antigas, cuja arquitetura que misturam o barroco, o rococó e o art-nouveau, além de antigos e coloridos casarões. Não deixe de conferir, também, o antigo Hotel Globo e o Teatro Santa Roza.

Nesta mesma região, está o Centro Cultural São Francisco, muito bem conservado, que abriga a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, o Museu de Arte Sacra e a Capela Dourada.
João Pessoa também conta com uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer: a Estação Cabo Branco, um espaço voltado para a arte, ciência e tecnologia. Ali perto, veja o Farol do Cabo Branco, que possui três projeções pontiagudas interessantes e rende uma boa foto!

Agora, se você quer curtir as praias, as praias de Cabo Branco é uma das mais conhecidas, na Orla de Tambaú, um dos melhores lugares para você se hospedar na cidade. Além dela, as praias de Bessa, Manaíra e Coqueirinho são ótimas.
Não deixe de subir nos catamarãs e aproveitar as piscinas naturais de Picãozinho para nadar com os peixes coloridos. Esse meio de transporte também te leva, quando a maré estiver baixa, para a Ilha de Areia Vermelha. Por isso, fique de olho nas fases da lua para conseguir fazer o passeio. Imagine viver tudo isso durante o mês de julho!?

Há muito mais para se ver em João Pessoa, mas aqui já tem um gostinho de tudo que você vai ver nessa cidade que é uma das mais importantes do Nordeste. Há voos direto de Ribeirão Preto; saiba mais aqui.
Qual destino te interessou mais? Quer um post dedicado a algum deles? Conte nos comentários!
Quero viajar
Ficou interessado em conhecer Recife, Fortaleza e João Pessoa? A VMZ Viagens pode ajudar você a planejar suas férias e garantir que você tenha momentos incríveis para relaxar e distrair a cabeça.
Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma cotação: